crédito descomplicado, segurança

Como se proteger de golpes nos empréstimos consignados?

15 de outubro de 2020 Como se proteger de golpes nos empréstimos consignados?

Denúncias sobre tentativas de golpes em empréstimos consignados são frequentemente registradas pelo Banco Central. Infelizmente, o número de fraudes é alto nesse mercado de crédito.

Propostas que cobram taxa de serviço, até vendas casadas com outros serviços. Essas práticas são contra a lei e são ofertadas por pessoas de má fé, principalmente contra aposentados do INSS.

Para ajudar a se proteger dessas fraudes, separamos algumas dicas. Fique atento para não cair mais em golpes de empréstimos consignados.

Os principais tipos de golpes no empréstimo consignado

Existem alguns golpes que são comuns. Por isso, é importante estar bem informado sobre o assunto para se prevenir. Fizemos uma lista com alguns deles, confira abaixo.

Pagamento antecipado

Um golpe bem comum para empréstimo consignado é o pedido de pagamento antecipado. Ele acontece quando os criminosos solicitam o depósito de valores para concluir o pedido de empréstimo.

É importante saber que para fazer um consignado não é necessário fazer nenhuma tipo de pagamento antecipado. Ou seja, essa prática é totalmente ilegal.

O valor do empréstimo consignado é descontado diretamente em folha, sem a necessidade de pagar para que isso seja feito. Os custos estão embutidos no valor pago e constam no CET (Custo Efetivo Total).

Para justificar a cobrança do pagamento antecipado, os golpistas inventam desculpas como taxas do governo, do INSS, gastos com cartórios, juros ou qualquer outra informação falsa.

Na meutudo. atuamos de forma correta e não cobramos nenhuma taxa para contratação do consignado, seja novo empréstimo ou portabilidade.

Sites falsos

Páginas falsas ou formulários de cadastro que apenas capturam os dados pessoais, são alguns dos golpes frequentes.

Para evitar cair em uma página falsa, fique sempre atento ao domínio oficial daquela instituição financeira e as suas formas oficiais de comunicação com o cliente. Muitas vezes, o site é copiado do verdadeiro e utilizado para praticar tais crimes.

Fique atento também às informações no rodapé da página. No fim do site constam as informações como razão social, CNPJ, endereço, entre outros. Além de ficar atento aos domínios dos emails enviados que são sempre corporativos. 

No caso da meutudo. temos alguns canais oficiais de comunicação. Nosso site é www.meutudo.com.br, nele é possível encontrar todas as formas de comunicação oficiais.

E somente é possível contratar pela plataforma se cadastrando pelo site ou aplicativo. Não fazemos empréstimo por Whatsapp.

Falsificação de documentos

Documentos como RG ou CPF, certidão de nascimento, casamento e comprovante de renda, muitas vezes são falsificados de maneira fácil.

Evite esse tipo de transtorno não entregando seus documentos para qualquer pessoa e caso precise de ajuda na hora de fazer qualquer transação financeira, escolha alguém de sua confiança para te auxiliar. 

Um boa dica é ao decidir fazer um consignado, procure por um simulador de confiança. Com a gente você conta com um simulador online que vai mostrar uma prévia de como poderá ser o seu empréstimo.

Mas caso você venha a perder ou ter seus documentos roubados, é importante registrar um boletim de ocorrência e fazer novas vias dos seus documentos.

Se necessário, informe também ao órgão de proteção de crédito como SPC e o Serasa, atualizando seu cadastro positivo.

Falsificação de assinaturas 

Os golpes com relação a falsificação são muitos, a cada dia vem deixando as assinaturas idênticas às originais, sendo muito difícil provar a falsificação.

Por isso, em caso de ter que assinar contrato impresso, não faça em folha em branco e leia todo o documento antes de assinar.

No formato online você conta com mais formas de segurança com a assinatura digital. Com a gente o seu contrato é assinado com uma biometria facial. Ela compara a imagem com a identificação do documento em uma base de dados do governo.

Solicitação de senha da conta do banco

Essa informação é muito importante: não é necessário ter acesso a sua conta bancária para fazer o consignado. Portanto se for solicitado sua senha bancária desconfie imediatamente. 

Em alguns casos será necessário a senha do serviço de consulta do convênio, que você pode informar no próprio sistema onde está solicitando.

Ele é importante para se fazer a consulta do seu extrato de consignados e por ele não é possível contratações.

Para novos empréstimos com a gente, esse processo é facilitado com a IN100. Agora você precisa somente autorizar a consulta da sua margem.

Falsos funcionários do INSS

Algumas vezes é possível encontrar pessoas se passando por funcionários do INSS oferecendo empréstimo consignado. O que na verdade é um golpe!

O INSS não é responsável por fazer ou oferecer crédito consignado, apenas por autorizar e colocar o desconto na folha do benefício. 

O que ocorre é que pessoas, conhecidas como “pastinhas”, se passam por funcionários do INSS para conseguir clientes e ganhar comissão pela indicação.

Portanto, desconfie quando aparecer alguém se passando por funcionário do INSS e não contrate.

Empréstimo consignado não autorizado

Alguns aposentados ou pensionistas do INSS podem se deparar com um desconto em folha que não reconhecem, é nesse momento que ele descobrem que foram vítimas de algum golpe.

Por isso, é muito importante ficar atento ao seu extrato de consignados e prestar atenção onde você faz as solicitações de empréstimo.

Evite fazer solicitações ao mesmo tempo em mais de um banco, conte com aplicações onde você possa acompanhar todo o processo do seu contrato.

Descontos indevidos devem ser comunicados ao INSS, assim que identificados.

Liberação de empréstimo com margem negativa

Para contratar empréstimo consignado sem ultrapassar o limite do seu orçamento e não comprometer sua renda, existe a margem consignável.

Mas, mesmo assim, existem pessoas que oferecem crédito consignado ultrapassando o percentual, o que chamamos de margem negativa.

Esse empréstimo com margem negativa não é autorizado. Se você receber esse tipo de proposta fique ciente que se trata de um golpe. Portanto, é sempre importante ficar atento ao valor disponível da sua margem consignável. 

Nesse caso, o que resta de oportunidade é fazer uma portabilidade ou uma refinanciamento para ter a possibilidade de receber um troco. 

O que fazer caso for vítima de golpe?

Se você for vítima de um golpe, o primeiro passo é reunir todas as informações e documentos, como mensagens, fotos e comprovantes. Mas se não tiver nada, pois identificou que alguém fez sem seu consentimento, siga as dicas abaixo:

  • 1 passo: registre um boletim de ocorrência (ou TCO) na polícia civil da sua região.
  • 2 passo:  com o BO, faça uma reclamação na ouvidoria da Previdência Social (INSS) pelo número 135 ou neste link.
  • 3 passo: reclamar no Banco Central pelo número 145 ou neste link.
  • 4 passo: reclamar no Procon local ou no site consumidor.gov.br.

Você também deve entrar em contato com o banco ou financeira a qual pertence o débito do empréstimo consignado para registrar a reclamação.

É direito do consumidor ter acesso a todo o histórico de solicitações. A última ação, somente quando necessário, é entrar na justiça para tentar o ressarcimento ou cancelamento das cobranças. 

Como fazer um consignado seguro?

É importante conhecer tudo que envolve o empréstimo consignado para não ser enganado. Mantenha-se informado com os canais de comunicação certos.

A meutudo., por exemplo, mantém seus clientes atualizados com todas as informações a respeito do mercado de crédito consignado.

Leia agora: Como fazer seu cadastro na meutudo.

Nosso propósito e ser livre de fraudes. Por isso, usamos tecnologia avançada para garantir toda a segurança do processo do crédito consignado. 

Lembramos que não fazemos contratações por Whatsapp ou outros canais. Para contratar é necessário ter o cadastro na meutudo. Todo processo de contratação é feito direto pelo cliente sem intermediários, em um processo totalmente digital pelo site ou aplicativo. 

Comentários

Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber
Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber

Baixe o aplicativo

Vote agora
Vote agora
Antecipe agora até 5 parcelas anuais do seu Saque-Aniversário FGTS
Antecipar
Antecipe agora até 5 parcelas anuais do seu Saque-Aniversário FGTS
Antecipar
Destrave seu dinheiro preso no FGTS
Com a Antecipação do Saque-Aniversário
Destrave agora
Destrave seu dinheiro preso no FGTS
Com a Antecipação do Saque-Aniversário
Destrave agora
e receba dinheiro em até 1h na sua conta!
Antecipe seu saldo do FGTS na meutudo
Antecipe agora
Antecipe seu saldo do FGTS na meutudo
e receba dinheiro em até 1h na sua conta!
Antecipe agora
Troque seu consignado por taxas até 30% mais baixas
Simular Portabilidade
Troque seu consignado por taxas até 30% mais baixas
Simular Portabilidade
Troque seu consignado e receba um troco direto na conta
Simular Portabilidade
Troque seu consignado
e receba um troco direto na conta
Simular Portabilidade
Está sem margem e precisa de dinheiro? Faça já portabilidade do seu consignado
Simular Portabilidade
Está sem margem e precisa de dinheiro? Faça já portabilidade do seu consignado
Simular Portabilidade
Contrate Agora
Empréstimo consignado sem burocracia e sem sair de casa
Contrate Agora
Empréstimo consignado sem burocracia e sem sair de casa!
Contrate Agora
Quite suas dívidas com o melhor consignado do Brasil
Simular agora
Quite suas dívidas com o melhor consignado do Brasil
Simular Agora
Contrate Agora
Dinheiro na sua conta em até 1 dia útil
só no empréstimo consignado da meutudo.
Dinheiro
na sua conta
em até 1 dia útil
só no empréstimo consignado da meutudo.
Contrate Agora
Reduza agora em até 30% o valor das parcelas do seu consignado
Fazer Portabilidade
Reduza agora em até 30%
o valor das parcelas
do seu consignado
Fazer Portabilidade
Decole com as taxas de juros
mais baixas do Brasil
Simular agora
Decole com as taxas de juros mais baixas do Brasil!
Simular agora
Economize no seu consignado e tenha
mais dinheiro na hora que precisar
Cadastrar agora
Economize no seu consignado e tenha
mais dinheiro na hora que precisar
Cadastrar agora
Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber
Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber