serviços bancarios

5 serviços bancários que você pode usar sem sair de casa

Antes mesmo da pandemia causada pelo novo coronavírus, as instituições financeiras já vinham se digitalizando. E, após 2020, mais do que nunca, houve um largo crescimento de serviços bancários disponíveis na palma da mão.

Com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de manter pelo menos um metro de distância das pessoas na rua e evitar aglomerações, a ideia de sair de casa e enfrentar uma fila de banco não parece tão interessante.

Nesse contexto, pessoas do grupo de risco – portadores de doenças crônicas, adultos acima de 60 anos, gestantes, entre outros – são aconselhadas a ficarem em casa.

Neste artigo você encontrará alguns serviços disponibilizados pelos bancos para organizar suas contas no conforto de casa, pelo celular ou computador!

Pagar de boletos

Através do aplicativo do seu banco é possível ler o código de barras do boleto e efetuar o pagamento da conta. É um processo bem simples!

Para pagar o boleto do aluguel ou a conta telefônica por exemplo, basta acessar o site ou aplicativo do seu banco, fazer login e buscar pela seção “Pagamentos”.

É possível decidir entre digitar o código, usar o leitor de código de barras ou abrir o arquivo online do boleto. Confira a data que vai cair o pagamento e, por fim, avance, insira sua senha e efetue o pagamento.

Lembrando que, assim como em bancos, o pagamento online do boleto obedece as regras de horário e dias úteis estabelecidos pela empresa e o prazo de até 3 dias úteis para a compensação do pagamento.

Transferir dinheiro para alguém

Se você já tiver o aplicativo do seu banco no celular – com as devidas autorizações de acesso à conta bancária – saiba que é bem simples enviar e receber dinheiro por transferência online.

PIX

Com o Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, fazer transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia

Entre suas várias funcionalidades, ele permite fazer transferências todos os dias até feriados, sem nenhum custo.

Confira todas as informações sobre PIX.

Também será possível fazer pagamentos em tempo real a lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, além de quitar contas de água e luz, e até recolher impostos.

TED ou DOC

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) quando feita em dia útil, até às 17 horas, garante que o dinheiro chegue à conta do destinatário no mesmo dia da transferência.

O melhor é que nesse tipo de operação não existe valor mínimo, e permite inclusive a transferência de valores altos, acima de R $5.000,00.

Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) é uma transferência bancária limitada a R$ 4.999,99. Só pode ser feita por instituições autorizadas pelo Banco Central.

As duas modalidade podem ter tarifas cobradas pelo seu banco quando feito transferência para bancos diferentes.

Para transferir do seu celular, basta acessar o site ou app do banco que você usa, ir na seção ‘Transferência’, ter em mãos os dados como CPF, conta, agência e nome completo do destinatário e digitar o valor desejado. Logo após, insira sua senha e confirme a TED.

Fazer uma reserva financeira

Atualmente, quase todos os aplicativos de bancos oferecem a opção de guardar dinheiro, em que você pode criar uma reserva financeira.

Essa função de reserva está ficando cada vez mais aprimorada nos aplicativos e o usuário pode personalizá-la de acordo com seus interesses, como:

  • Um objetivo (ex: “dinheiro para imprevistos” e “carro novo”) 
  • Valor que deseja investir por mês (ex: R$ 150,00 mensal)
  • Se deseja guardar o dinheiro automaticamente e o melhor dia para isto (ex: debitar da conta todo dia 1º o valor de X reais)
  • Tempo estimado para montar a reserva (ex: 12 meses)

E o melhor de tudo é que além de evitar sair de casa para sacar dinheiro e fazer uma reserva física, na opção de guardar seu dinheiro na conta, você tem mais segurança e o valor rende uma certa porcentagem mensal ou anual.

Contratar um empréstimo consignado

Se você estiver precisando de dinheiro para reorganizar sua vida financeira, ou mesmo realizar um sonho, saiba que na internet é possível contratar um empréstimo de maneira clara e fácil.

Aqui no MEU TUDO, por exemplo, fazemos empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores federais com a melhor taxa do país.

É possível fazer toda a contratação pela plataforma e acompanhar o andamento no aplicativo, com muita clareza e todo suporte necessário. E o prazo de pagamento é de 2 a 8 dias úteis, caso não exista nenhuma pendência, para o dinheiro já cair na conta.

Caso você não se encaixe nos perfis que atendemos, existem outras plataformas que podem te ajudar com o empréstimo pessoal ou outra modalidade. Mas lembre-se de pesquisar a reputação da empresa antes de fechar negócio, combinado?!

Você já conhecia alguma dessas opções? Essas são apenas algumas das funcionalidades disponíveis na internet para trazer mais comodidade para você. Caso queira conhecer mais sobre o consignado, acesse o blog!

Ajude outras pessoas

Compartilhe com seus amigos que precisam de um empréstimo consignado seguro, descomplicado e 100% online, com taxas a partir de 1,09% a.m.

Cadastre agora