Uma das principais dúvidas de quem deixou de pagar uma dívida é: o que acontece com ela após 5 anos?
Muitos aguardam a dívida “caducar” para ficar livre do pagamento. O que poucos sabem é que, mesmo após esse tempo, ela ainda pode ser cobrada.
Continue acompanhando este artigo e entenda melhor o que acontece com uma dívida após 5 anos.
O que você vai ler neste artigo:
Se uma dívida não for paga dentro de 5 anos, ela caduca. Ou seja, seu nome sai da lista de sites de proteção ao crédito e fica limpo.
Passado os 5 anos, se a empresa não tiver cadastrado seu nome em tais órgãos, ela não poderá mais.
Mas isso não significa que a dívida deixa de existir, pois ela representa uma relação entre credor e devedor que não foi cumprida.
Portanto, uma dívida com mais de 5 anos continuará existindo e pode ser cobrada informalmente, por meio de cartas, ligações e outras formas de comunicação.
Qualquer tipo de dívida caduca após 5 anos, mesmo as de cartões de crédito e contraídas de instituições financeiras.
Logo, passado esse período, seu nome é retirado da lista dos órgãos de proteção ao crédito.
Mas é preciso atenção com relação a essas dívidas, já que, mesmo com o nome limpo, ainda será difícil contratar serviços com estas instituições enquanto estiver inadimplente.
Veja mais: Como saber se o CPF está regular na Receita Federal
Portanto, enquanto a dívida não for paga, você ainda terá restrições com essas instituições.
Como dito anteriormente, mesmo que uma dívida caduque, o devedor não poderá mais ser negativado por ela.
Mas isso não significa que a dívida deixe de existir. A empresa ainda pode realizar a cobrança por meio de cartas ou ligações.
O prazo de 5 anos também vale para que uma dívida seja cobrada judicialmente.
Esse tempo começa a contar a partir da data de vencimento da dívida. Após esse período, o débito é prescrito e não poderá mais ser cobrado na justiça.
Importante salientar que a prescrição é um conceito do universo jurídico e envolve uma série de regras e exceções.
Um fato importante é que nem todos os tipos de dívidas têm o mesmo prazo de prescrição.
Isso significa que as dívidas caducam em 5 anos mas podem ter outro prazo para prescrever.
No entanto, mesmo que a dívida esteja caduca ou também prescrita, ela pode ser cobrada informalmente.
Após o prazo de 5 anos, sua dívida caducou e seu nome será retirado dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
As empresas que forem consultar suas informações não vão ser informadas de que a dívida existe, já que ela caducou.
Apenas a própria instituição em que possui o débito saberá da dívida.
Outro fator importante é que a dívida com mais de 5 anos não influenciará mais em seu score, ela não será mais um fator negativo para obter crédito.
Para regularizar a situação, as dívidas vencidas devem ser negociadas e pagas diretamente com os credores, ou seja, onde possui a pendência em aberto.
Avalie seu orçamento, o quanto pode gastar por mês sem comprometer sua renda mensal. Assim você poderá pagar a dívida sem fazer uma nova.
Caso não possa pagar o valor total, a melhor solução é renegociar a dívida com desconto e melhores condições de pagamento.
Agora que você já sabe que, mesmo caduca, a dívida ainda poderá ser cobrada, compartilhe esse artigo com quem também tem dúvidas.
E para continuar recebendo conteúdos como este, basta se cadastrar abaixo e enviaremos artigos diretamente no seu email.
Sim. Depois de 5 anos a dívida caduca e seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.
Não. A partir da data de vencimento, as dívidas têm um prazo de 5 anos para serem cobradas judicialmente. Mas, se dentro desse prazo ela foi cobrada, começa a valer o período de tramitação do processo judicial para a prescrição.
Significa que a dívida chegou ao prazo de 5 anos, caducou e agora seus dados serão retirados dos cadastros de devedores.
O Serasa é uma empresa privada que oferece soluções de crédito, certificação e consulta de dados para companhias de todos os segmentos. Já o SPC é um banco de dados que reúne informações do comércio (lojistas) de todo o país.