benefícios, servidor federal

Guia prático de como acessar o SIGEPE/SIGAC

3 de junho de 2020 Guia prático de como acessar o SIGEPE/SIGAC

Guia prático de como acessar o SIGEPE/SIGAC

O SIGAC (Sistema de Gestão de Acesso) é a plataforma oficial que dá acesso ao SIGEPE (Servidor e Pensionista) pelo computador, afinal é por meio do SIGAC que os servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas têm acesso ao SIGEPE, esse sistema online do Governo Federal disponibiliza diversos serviços gratuitos visando facilitar ainda mais a vida dos Servidores.

Como funciona o SIGEPE?

Os servidores, aposentados e pensionistas podem realizar diversas operações, como por exemplo verificar a prévia do contracheque, consultar contracheques, gerar autorização de consignatária, obter informe de rendimentos para Imposto de Renda, atualizar dados cadastrais, dentre outros. 

Finalidade do SIGEPE

O Sigepe desenvolvido em parceria entre o Serpro e a Dataprev. Foi criado para substituir o Siape em 2017. Por meio dos recursos de Tecnologia da Informação, as políticas de gestão de pessoas e as operações de recursos humanos do Governo Federal são gerenciadas.

O sistema atende cerca de 1 milhão de pessoas, não apenas servidores e aposentados, pertencentes a mais de 200 órgãos. Sendo a única porta de entrada da gestão de pessoas, tanto para servidores  como também para unidades de recursos humanos.

Como acessar o Sigepe/Sigac

Para realizar o acesso ao sistema “SIGEPE Servidor e Pensionista” é preciso acessar o portal do Servidor, com a utilização de certificado digital (token) e mediante a uma senha, de uso pessoal e intransferível, ou ainda por meio do aplicativo Sigepe Mobile.

O Sigepe mobile foi desenvolvido para uso dos servidores, aposentados e pensionistas do Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – GDF, que recebem seus vencimentos, proventos ou pensões por meio do SIAPE.

Passo a passo do acesso ao SIGEPE/SIGAC

É o seu primeiro acesso ao SIGAC? Pode ficar tranquilo que a MEU TUDO te ajuda nesse processo para que seja o mais simples e prático possível. O seu primeiro acesso no SIGAC/SIGEPE pode ser realizado de qualquer computador, tablet ou smartphone conectado à rede de internet, a qualquer hora do dia. Basta seguir as orientações abaixo.

Passo 1

Você pode acessar o SIGEPE Servidor e Pensionista pelo Portal do Servidor clicando aqui. e logo após seguir o passo 2.

pagina principal SIGEPE

Passo 2

Em seguida clique em  “Sigepe Servidor e Pensionista”, para que apareça uma imagem igual a essa:

página de longin SIGEPE

Passo 3

Enfim acesse a página do Sigepe.

Veja o vídeo explicativo do passo a passo: 

Como fazer cadastro no Sigac

Caso seja seu primeiro acesso na plataforma, siga o passo a passo conforme ensinado abaixo e faça seu cadastro prévio:

Para o primeiro acesso é necessário:

  1. Primeiramente cadastre-se no site do SIGAC e criar um senha antes. 
  2. Posteriormente, estando no site, basta acessar a opção “primeiro acesso” no menu “Precisa de Ajuda?”

   criando senha SIGEPE

3. Logo após, insira o seu CPF e senha e clique em “Acessar” para ser direcionado ao Sigepe ou acesse com o seu Certificado Digital. O CPF deve ser digitado sem espaço utilizando somente números, pois o sistema não diferencia letras minúsculas e maiúsculas, portanto insira o código da imagem de acordo com sua preferência. 

Precisa de ajuda?

Caso não consiga visualizar, clique em um dos símbolos localizados ao lado da imagem. Existe também a opção de ouvir os caracteres ou de gerar uma nova imagem. Se houver algum erro, clique em “preciso de ajuda”.

4. Depois de inserir o CPF e código da imagem, basta clicar no botão continuar então você será direcionado para essa página:

primeiro acesso SIGEPE

5. Após concluir estes passos, logo então o servidor ou pensionista receberá um e-mail para dar continuidade ao processo. O servidor deve clicar no link para ser redirecionado ao site do Sigac e deverá confirmar alguns dados cadastrais. Portanto, para prosseguir basta clicar no botão “Continuar”. 

todavia as informações solicitadas são variáveis, ou seja, não são padronizadas e podem mudar de usuário para usuário.

cadastros sigepe

6. Posteriormente, o próximo passo é responder as “Perguntas e respostas desafio”. As perguntas são aleatórias, no entanto, o Servidor deve ter cuidado ao respondê-las.

É importante anotar ou salvar as respostas em local seguro, se eventualmente em caso de ter esquecido a senha, por exemplo, essas perguntas podem ser utilizadas para garantir a segurança do usuário.

perguntas sigepe

7. Portanto na próxima tela insira o seu número do “Telefone Celular”. Como essa informação não é de preenchimento obrigatório, é possível sobretudo selecionar a opção “Pular Etapa”.

atualização telefone sigepe

8. Sendo assim, o último passo é criar a senha para acesso ao Sigac.

Como criar senha no SIGAC/SIGEPE

Primeiramente para finalizar a geração de senha, proceda com o preenchimento dos campos “Nova Senha” e “Confirme a Nova Senha”. Em seguida clique em “Confirmar”.

confirmando senha sigepe

Depois que sua senha foi gerada, o sistema emitirá a mensagem “Senha cadastrada com sucesso!”. 

Esse processo é válido somente para o primeiro acesso ao SIGAC/SIGEPE. Desde que o servidor já tenha acesso, pode acessar o site normalmente. Todavia, se tentar criar um novo usuário verá o erro “O usuário já realizou o primeiro acesso”. Clique em “Voltar” e selecione outra opção do menu “Precisa de Ajuda?”.

Realizando o primeiro acesso

Com a senha criada, basta logar no Sigac. Para isso acesse o site, digite o número do CPF e a senha nos respectivos campos e clique em “Acessar”.

SIGAC

Antes de tudo é importante para os servidores, Aposentados e Pensionistas com mais de um vínculo é necessário clicar em “Alterar” logo abaixo do nome e selecionar o vínculo desejado para visualização dos dados.

Como desbloquear usuário

  • Para desbloquear o usuário é preciso acessar o site do SIGAC.
  • Selecionar “Precisa de Ajuda?”
  • Depois a opção “desbloqueio de usuário”.
  • Para finalizar o processo, basta seguir as instruções descritas na tela.

desbloqueando senha sigepe

Por fim, para regularizar o acesso ao SIGEPE, os Servidores Públicos Federais (SIAPE) podem verificar diversas informações relevantes. Além disso, também podem consultar a prévia do contracheque e emitir a autorização consignatária para empréstimos consignados.

Em alguns casos o desbloqueio só poderá ser feito ligando para o telefone com a unidade de gestão de pessoas ao qual o Servidor faz parte, para entender o motivo do bloqueio.

Primeiro acesso com certificado digital

O servidor que tem um certificado digital pode fazer o primeiro acesso ao Sigac diretamente. Esse acesso pode ser realizado como informado abaixo:

Certificado Digital

Se já tiver a leitora e o programa de leitura do certificado digital instalado no computador, o sistema será autenticado automaticamente. Do contrário, o Servidor terá que acessar o Sigepe de outra forma.

Possíveis erros ao acessar

 

Não confirmar o cadastro

Se o usuário não clicar no link que é encaminhado por e-mail, o cadastro não é finalizado. Dessa forma, o usuário não poderá acessar o Sigepe. 

Por fim, uma dica para evitar esse tipo de problema é sempre conferir se os comunicados automáticos não estão chegando no lixo eletrônico ou SPAM. Se o primeiro e-mail foi recebido, mas o com o link não, basta clicar em “reenviar e-mail”. Se nem o primeiro e-mail foi recebido, a recomendação é repetir todo processo ou solicitar ajuda à unidade gestora.

 

Não criar uma senha

O acesso aos serviços do Sigepe só é possível mediante login no Sigac com uso de senha. Essa senha é pessoal e intransferível, portanto, deve ser utilizada apenas pelo Servidor, por questão de segurança.

Outro erro comum, neste sentido, é criar uma senha muito fácil. Por questão de segurança, evite utilizar datas de aniversário ou números sequenciais como senha.

 

Erro de conexão

Dependendo do navegador utilizado para acesso ao site do Sigac, um erro de conexão pode ser apresentado. No entanto, é possível solucioná-lo de forma, muito simples.

Quando ver a mensagem “Sua conexão não é particular”, basta ignorá-la, clicar em “AVANÇADO” e, posteriormente, em “Ir para gestaodeacesso.planejamento.gov.br (não seguro)”. 

Essa mensagem significa que os certificados de segurança não foram reconhecidos automaticamente pelos navegadores (que são utilizados para navegação na internet).

 

CPF inválido, o que devo fazer?

Se o seu CPF aparecer como inválido, você irá se deparar com a  mensagem de erro na tela “Usuário não cadastrado”. Nesse caso entre em contato com sua unidade de gestão de pessoas.

Você apenas precisará digitar novamente o CPF, de forma correta. Caso a mensagem torne a aparecer, será necessário procurar pessoalmente a unidade de gestão de pessoas para solucionar o problema.

 

Erro “código de imagem digitado errado”

Se houver erro na digitação do código da imagem  aparecerá uma mensagem (Erro na validação do código. Tente novamente). Se esse for o caso, clique para gerar uma nova imagem e digite novamente.

 

Erro “O usuário já realizou o primeiro acesso”

Como esse processo é válido somente para o primeiro acesso ao SIGAC/SIGEPE, o servidor que já tem acesso e senha, pode acessar o site normalmente, de forma direta. Se tentar criar um novo usuário verá o erro “O usuário já realizou o primeiro acesso. Clique em Voltar e selecione outra opção do menu Precisa de Ajuda?”.

 

Acessando pelo Aplicativo Sigepe mobile

aplicativo SIGAC SIGEPE

As funcionalidades do Sigepe mobile são:

  • Permite a consulta da prévia do contracheque para que possa verificar antecipadamente se os lançamentos efetuados estão corretos.
  • você pode consultar seus contracheques dos últimos 12 meses, de forma simplificada e detalhada.
  • Mostra gráficos detalhados dos rendimentos e descontos.
  • Permite a consulta dados cadastrais e funcionais, de acordo com o mês selecionado.
  • Envia o contracheque através do compartilhamento.
  • Permite consulta, download, compartilhamento e impressão dos informes de rendimentos (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Pensão Alimentícia e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo).
  • Consulta de férias, de forma simplificada e detalhada (para os órgãos que utilizam o Férias Web).
  • Consulta do telefone, e-mail e endereço da Unidade Gestora (UPAG).
  • Além disso, você pode marcar férias para os órgãos que utilizam o Férias Web.

Para smartphone ou tablet Android ou iOS:

  • entrar na loja virtual (Google Play ou Apple Store).
  • pesquisar pelo nome Sigepe mobile.
  • instalar o aplicativo.

Um detalhe importante para sua segurança, é que não seja realizada a instalação em fontes desconhecidas, ou seja, o aplicativo deverá ser instalado ou atualizado somente nas lojas Google Play ou App Store. 

Passo a passo para acessar pelo aplicativo:

  •  Primeiramente instale o aplicativo. 
  • Posteriormente conecte-se à internet (exemplo: 3G, 4G, wi-fi)
  • Digite seu CPF
  • Digitar a mesma senha criada no Sigac – Sistema de Gestão de Acesso
  • Por fim, Clicar em “entrar”

Carteira funcional Digital 2020

Em 2020 foi decretado a emissão da identidade funcional expedida pela Administração Pública Federal, passa a ter novas regras.

Mas afinal, o que é a carteira funcional digital?

É a identidade funcional digital do Servidor Público Federal. O documento, também pode ser chamado de carteira funcional, tem a foto do agente público e seus dados pessoais e funcionais, assim como constam nas carteiras de identificação funcional.

A versão digital está disponível a todos os Servidores ativos da Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e do Poder Executivo. Similarmente, essa funcionalidade você também pode encontrar dentro do “Sigepe Mobile”.

Passo a passo para tirar a carteira funcional digital

  •  Acessar o aplicativo Sigepe Mobile.
  • Clicar no menu lateral em carteira funcional.
  •  Tirar ou escolher uma foto.

Qual a funcionalidade da carteira digital?

A nova identidade digital tem por decreto:

  • fé pública e validade em todo o território brasileiro e nas representações diplomáticas do País no exterior;
  • comprova as informações que contém perante os entes públicos ou particulares nos quais o agente público exerça suas atividades.

A versão digital não substitui ou anula a necessidade de apresentação de documento de identidade, válido para todos os fins legais, pelo menos por enquanto e não nos casos dos que também têm a versão física.

Existe outra regra que fala que o agente público não pode utilizá-la fora do seu exercício funcional. Em caso de exceção, a solicitação deve ser expressa e justificada pelo agente público, citando inclusive seu interesse de comprovação.

Comentários

Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber
Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber

Baixe o aplicativo

Vote agora
Vote agora
Antecipe agora até 5 parcelas anuais do seu Saque-Aniversário FGTS
Antecipar
Antecipe agora até 5 parcelas anuais do seu Saque-Aniversário FGTS
Antecipar
Destrave seu dinheiro preso no FGTS
Com a Antecipação do Saque-Aniversário
Destrave agora
Destrave seu dinheiro preso no FGTS
Com a Antecipação do Saque-Aniversário
Destrave agora
e receba dinheiro em até 1h na sua conta!
Antecipe seu saldo do FGTS na meutudo
Antecipe agora
Antecipe seu saldo do FGTS na meutudo
e receba dinheiro em até 1h na sua conta!
Antecipe agora
Troque seu consignado por taxas até 30% mais baixas
Simular Portabilidade
Troque seu consignado por taxas até 30% mais baixas
Simular Portabilidade
Troque seu consignado e receba um troco direto na conta
Simular Portabilidade
Troque seu consignado
e receba um troco direto na conta
Simular Portabilidade
Está sem margem e precisa de dinheiro? Faça já portabilidade do seu consignado
Simular Portabilidade
Está sem margem e precisa de dinheiro? Faça já portabilidade do seu consignado
Simular Portabilidade
Contrate Agora
Empréstimo consignado sem burocracia e sem sair de casa
Contrate Agora
Empréstimo consignado sem burocracia e sem sair de casa!
Contrate Agora
Quite suas dívidas com o melhor consignado do Brasil
Simular agora
Quite suas dívidas com o melhor consignado do Brasil
Simular Agora
Contrate Agora
Dinheiro na sua conta em até 1 dia útil
só no empréstimo consignado da meutudo.
Dinheiro
na sua conta
em até 1 dia útil
só no empréstimo consignado da meutudo.
Contrate Agora
Reduza agora em até 30% o valor das parcelas do seu consignado
Fazer Portabilidade
Reduza agora em até 30%
o valor das parcelas
do seu consignado
Fazer Portabilidade
Decole com as taxas de juros
mais baixas do Brasil
Simular agora
Decole com as taxas de juros mais baixas do Brasil!
Simular agora
Economize no seu consignado e tenha
mais dinheiro na hora que precisar
Cadastrar agora
Economize no seu consignado e tenha
mais dinheiro na hora que precisar
Cadastrar agora
Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber
Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber