O que você vai ler neste artigo:
O SIGAC (Sistema de Gestão de Acesso) é a plataforma oficial que dá acesso ao SIGEPE (Servidor e Pensionista) pelo computador.
É por meio do SIGAC que os servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas têm acesso ao SIGEPE.
Esse sistema online do Governo Federal disponibiliza diversos serviços gratuitos visando facilitar ainda mais a vida dos servidores.
Os servidores, aposentados e pensionistas podem realizar diversas operações, como por exemplo verificar a prévia do contracheque e gerar autorização da consignatária.
Também é possível obter informe de rendimentos para Imposto de Renda, atualizar dados cadastrais, dentre outros.
O SIGEPE foi desenvolvido em parceria entre o Serpro e a Dataprev. Foi criado para substituir o Siape em 2017.
Por meio dos recursos de Tecnologia da Informação, as políticas de gestão de pessoas e as operações de recursos humanos do Governo Federal são gerenciadas.
O sistema atende cerca de 1 milhão de pessoas, não apenas servidores e aposentados, pertencentes a mais de 200 órgãos.
Sendo a única porta de entrada da gestão de pessoas, tanto para servidores como também para unidades de recursos humanos.
Para realizar o acesso ao sistema “SIGEPE Servidor e Pensionista” é preciso acessar o portal do Servidor, com a utilização de certificado digital (token) e mediante senha, ou ainda por meio do aplicativo Sigepe Mobile.
O Sigepe mobile foi desenvolvido para uso dos servidores, aposentados e pensionistas do Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – GDF, que recebem seus vencimentos, proventos ou pensões por meio do SIAPE.
Este é o seu primeiro acesso ao SIGAC? Pode ficar tranquilo que a meutudo te ajuda nesse processo para que seja o mais simples e prático possível.
O seu primeiro acesso no SIGAC/SIGEPE pode ser realizado de qualquer computador, tablet ou celular conectado à internet. Basta seguir as orientações abaixo.
Você pode acessar o SIGEPE Servidor e Pensionista pelo Portal do Servidor clicando aqui. e logo após seguir o passo 2.
Em seguida clique em “Sigepe Servidor e Pensionista”, para que apareça uma imagem igual a essa:
Enfim, acesse a página do Sigepe.
Caso seja seu primeiro acesso na plataforma, siga o passo a passo conforme ensinado abaixo e faça seu cadastro prévio:
3. Logo após, insira o seu CPF e senha e clique em “Acessar” para ser direcionado ao Sigepe ou acesse com o seu Certificado Digital. O CPF deve ser digitado sem espaço utilizando somente números, pois o sistema não diferencia letras minúsculas e maiúsculas, portanto insira o código da imagem de acordo com sua preferência.
Caso não consiga visualizar, clique em um dos símbolos localizados ao lado da imagem. Existe também a opção de ouvir os caracteres ou de gerar uma nova imagem.
Se houver algum erro, clique em “preciso de ajuda”.
4. Depois de inserir o CPF e código da imagem, basta clicar no botão continuar então você será direcionado para essa página:
5. Após concluir estes passos, logo então o servidor ou pensionista receberá um e-mail para dar continuidade ao processo. O servidor deve clicar no link para ser redirecionado ao site do Sigac e deverá confirmar alguns dados cadastrais. Portanto, para prosseguir basta clicar no botão “Continuar”.
Todavia as informações solicitadas são variáveis, ou seja, não são padronizadas e podem mudar de usuário para usuário.
6. Posteriormente, o próximo passo é responder as “Perguntas e respostas desafio”. As perguntas são aleatórias, no entanto, o Servidor deve ter cuidado ao respondê-las.
É importante anotar ou salvar as respostas em local seguro, se eventualmente em caso de ter esquecido a senha, por exemplo, essas perguntas podem ser utilizadas para garantir a segurança do usuário.
7. Portanto na próxima tela insira o seu número do “Telefone Celular”. Como essa informação não é de preenchimento obrigatório, é possível sobretudo selecionar a opção “Pular Etapa”.
8. Sendo assim, o último passo é criar a senha para acesso ao Sigac.
Primeiramente, para finalizar a geração de senha, proceda com o preenchimento dos campos “Nova Senha” e “Confirme a Nova Senha”. Em seguida clique em “Confirmar”.
Depois que sua senha foi gerada, o sistema emitirá a mensagem “Senha cadastrada com sucesso!”.
Esse processo é válido somente para o primeiro acesso ao SIGAC/SIGEPE. Desde que o servidor já tenha acesso, pode acessar o site normalmente.
Todavia, se tentar criar um novo usuário verá o erro “O usuário já realizou o primeiro acesso”. Clique em “Voltar” e selecione outra opção do menu “Precisa de Ajuda?”.
Com a senha criada, basta logar no Sigac. Para isso acesse o site, digite o número do CPF e a senha nos respectivos campos e clique em “Acessar”.
Antes de tudo é importante para os servidores, Aposentados e Pensionistas com mais de um vínculo é necessário clicar em “Alterar” logo abaixo do nome e selecionar o vínculo desejado para visualização dos dados.
Por fim, para regularizar o acesso ao SIGEPE, os Servidores Públicos Federais (SIAPE) podem verificar diversas informações relevantes.
Além disso, também podem consultar a prévia do contracheque e emitir a autorização consignatária para empréstimo consignado SIAPE.
Em alguns casos o desbloqueio só poderá ser feito ligando para o telefone com a unidade de gestão de pessoas ao qual o Servidor faz parte, para entender o motivo do bloqueio.
O servidor que tem um certificado digital pode fazer o primeiro acesso ao Sigac diretamente. Esse acesso pode ser realizado como informado abaixo:
Se já tiver a leitora e o programa de leitura do certificado digital instalado no computador, o sistema será autenticado automaticamente.
Do contrário, o Servidor terá que acessar o Sigepe de outra forma.
Se o usuário não clicar no link que é encaminhado por e-mail, o cadastro não é finalizado. Dessa forma, o usuário não poderá acessar o Sigepe.
Por fim, uma dica para evitar esse tipo de problema é sempre conferir se os comunicados automáticos não estão chegando no lixo eletrônico ou SPAM.
Se o primeiro e-mail foi recebido, mas o com o link não, basta clicar em “reenviar e-mail”. Se nem o primeiro e-mail foi recebido, a recomendação é repetir todo processo ou solicitar ajuda à unidade gestora.
O acesso aos serviços do Sigepe só é possível mediante login no Sigac com uso de senha.
Essa senha é pessoal e intransferível, portanto, deve ser utilizada apenas pelo Servidor, por questão de segurança.
Outro erro comum, neste sentido, é criar uma senha muito fácil. Por questão de segurança, evite utilizar datas de aniversário ou números sequenciais como senha.
Dependendo do navegador utilizado para acesso ao site do Sigac, um erro de conexão pode ser apresentado. No entanto, é possível solucioná-lo de forma, muito simples.
Quando ver a mensagem “Sua conexão não é particular”, basta ignorá-la, clicar em “AVANÇADO” e, posteriormente, em “Ir para gestaodeacesso.planejamento.gov.br (não seguro)”.
Essa mensagem significa que os certificados de segurança não foram reconhecidos automaticamente pelos navegadores (que são utilizados para navegação na internet).
Se o seu CPF aparecer como inválido, você irá se deparar com a mensagem de erro na tela “Usuário não cadastrado”.
Nesse caso entre em contato com sua unidade de gestão de pessoas.
Você apenas precisará digitar novamente o CPF, de forma correta. Caso a mensagem torne a aparecer, será necessário procurar pessoalmente a unidade de gestão de pessoas para solucionar o problema.
Se houver erro na digitação do código da imagem aparecerá uma mensagem (Erro na validação do código. Tente novamente).
Se esse for o caso, clique para gerar uma nova imagem e digite novamente.
Como esse processo é válido somente para o primeiro acesso ao SIGAC/SIGEPE, o servidor que já tem acesso e senha, pode acessar o site normalmente, de forma direta.
Se tentar criar um novo usuário verá o erro “O usuário já realizou o primeiro acesso. Clique em Voltar e selecione outra opção do menu Precisa de Ajuda?”.
Um detalhe importante para sua segurança, é que não seja realizada a instalação em fontes desconhecidas, ou seja, o aplicativo deverá ser instalado ou atualizado somente nas lojas Google Play ou App Store.
Em 2020 foi decretado a emissão da identidade funcional expedida pela Administração Pública Federal, passando a ter novas regras.
É a identidade funcional digital do Servidor Público Federal. O documento, também pode ser chamado de carteira funcional, tem a foto do agente público e seus dados pessoais e funcionais, assim como consta nas carteiras de identificação funcional.
A versão digital está disponível a todos os Servidores ativos da Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e do Poder Executivo. Similarmente, essa funcionalidade você também pode encontrar dentro do “Sigepe Mobile”.
A nova identidade digital tem por decreto:
A versão digital não substitui ou anula a necessidade de apresentação de documento de identidade, válido para todos os fins legais, pelo menos por enquanto e não nos casos dos que também têm a versão física.
Existe outra regra que fala que o agente público não pode utilizá-la fora do seu exercício funcional.
Em caso de exceção, a solicitação deve ser expressa e justificada pelo agente público, citando inclusive seu interesse de comprovação.