Anualmente é feita uma revisão de diversos segurados e alguns deles têm o benefício do INSS cessado. Saiba como isso ocorre e como reativar seu benefício.
Sabe-se que essa averiguação é algo comum do Instituto Nacional do Seguro Social e, muitas vezes, pega os beneficiários de surpresa.
Infelizmente, alguns benefícios são encerrados de maneira indevida, este é o seu caso?
Se sim, saiba o que fazer quando está com o benefício do INSS cessado e como fazer para reativá-lo.
Confira a seguir.
O que você vai ler neste artigo:
De forma simples, é quando o benefício é cancelado e o pagamento extinto. A cessação do benefício tem caráter definitivo, mas pode ser revertida.
Atenção: benefício cessado é diferente de bloqueio ou suspensão, este último tem caráter provisório.
Quando o benefício é cessado, o INSS entende que não precisa pagar aos segurados já que não tem mais obrigação.
No caso do benefício temporário, o INSS informa, antecipadamente, quando ele será extinto.
A maioria dos casos de cessação se relaciona com benefícios por incapacidade, como Auxílio Doença, Aposentadoria por Invalidez e outros como BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Esses benefícios são cessados, na maioria dos casos, porque algumas pessoas podem estar recebendo indevidamente, tendo sua capacidade laborativa já restabelecida.
A revisão tem como objetivo destinar os recursos da previdência para aqueles que realmente precisam.
De um modo geral, os benefícios por incapacidade temporária já estão suscetíveis a interrupções a curto prazo.
É preciso fazer reavaliações periódicas no contribuinte para que sejam prorrogados.
De forma parecida, a incapacidade permanente também pode ser reavaliada e a manutenção do benefício do INSS depende da perícia médico-administrativa.
Porém, nesse processo, muitos contribuintes têm seus benefícios cessados de forma indevida.
O INSS busca combater fraudes e evitar pagamentos indevidos, por isso, sempre realiza o temido pente-fino.
Conheça a seguir as 3 principais situações que podem fazer um benefício ser suspenso:
Todos os anos, os segurados do INSS devem realizar a prova de vida, procedimento que visa garantir a existência do beneficiário.
Antes, era obrigatório o comparecimento do segurado à agência bancária a qual recebe seu benefício.
Atualmente, mais de 5 milhões de beneficiários podem realizar a prova de vida pela internet. Se quiser saber mais, leia este artigo.
Também é possível determinar um procurador legal habilitado pelo INSS para ajudar nessa tarefa.
O INSS tenta minimizar que benefícios sejam suspensos indevidamente pelo não cumprimento desta etapa.
Assim como a prova de vida é essencial para os segurados que já possuem o benefício de maneira permanente.
A perícia médica é fundamental, principalmente, para a manutenção dos benefícios, como:
Caso perca o agendamento, o beneficiário deve reagendar o procedimento para não correr o risco de ter seu benefício cessado.
A malha fina ou pente-fino do INSS é um procedimento que busca irregularidades nos benefícios dos segurados do órgão.
Ao ser detectado algo, o segurado será notificado pelo INSS para prestar esclarecimentos.
Em alguns casos, o novo envio de documentos resolve a situação. Em outros, é preciso ir até uma agência para regularizar a situação.
Quando o segurado recebe a notícia que seu benefício será cessado, é preciso entender qual a razão dessa extinção.
Uma das maneiras mais utilizadas para verificar é ligar para o atendimento do INSS, pelo número 135.
Outra forma de descobrir o motivo da cessão é acessar o site ou aplicativo Meu INSS.
Entre em “Carta de Concessão” e veja qual o motivo alegado pelo INSS para deixar de pegar o benefício.
Com o motivo da cessação do benefício em mãos, é chegado o momento de falar como reativá-lo.
Em outubro de 2020, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que os segurados que tiveram seus benefícios negados, cessados ou interrompidos podem contestar o INSS a qualquer momento.
Dessa forma, se o seu benefício foi cessado de forma indevida, você pode recorrer.
A contestação pode se dar de duas formas:
É recomendado que em ambas as situações, consultar um advogado para que ele avalie a situação, identifique as suas necessidades e reúna os documentos exigidos pelo INSS.
Tais documentos devem comprovar o direito ao benefício solicitado, além de prever e evitar possíveis erros no processo.
Após nova perícia médica e análise dos documentos, se o benefício for restabelecido, o contribuinte pode receber os valores retroativos acumulados.
Atenção: para o ressarcimento a cessação indevida do benefício deve ter ocorrido no máximo há 5 anos.
Veja a seguir um passo a passo para reativar seu benefício.
Mesmo tendo seu RG e CPF, recomenda-se enviar novamente. Para fazer a petição, consulte a instrução normativa nº 77 de 2015.
Faça login normalmente e procure pela opção agendamentos e/ou requerimentos.
Lembre-se de salvar o comprovante de envio, ele pode ser útil no futuro.
Quando entrar com o pedido de revisão da cessação do benefício, tenha sempre em mãos alguns documentos, por exemplo:
Para pedir a reativação do benefício, o próprio beneficiário pode fazer a solicitação através do site ou aplicativo Meu INSS.
Caso queira, o segurado também pode indicar um advogado ou um representante legal.
A solicitação pode ser feita através do telefone de atendimento do INSS, 135. Para que seja agendado um atendimento presencial.
Mas, atualmente, o INSS prefere que tudo seja feito de maneira virtual, como informamos no passo a passo acima.
O solicitante deve estar ciente que a reativação não tem um tempo determinado. Podendo levar de um mês a dois anos.
Lembrando que pelo CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social) o prazo é de até 85 dias para responder o recurso.
Mas, normalmente este prazo não é respeitado e muitas vezes, a resposta acaba sendo uma recusa do pedido.
Devido a isso, muitas pessoas entram na justiça e pedem a reativação do benefício, mas pode demorar até dois anos.
Lembre-se que pode verificar a situação de seu benefício através do aplicativo ou site Meu INSS ou pelo telefone 135.
E caso seu benefício seja cessado, não perca tempo, reúna os documentos e realize o passo a passo para solicitar a reativação.
Significa interrompido, acabado, extinto.
É necessário entrar com um recurso junto ao INSS para solicitar a reativação, apresentar documentos e uma petição que comprovem a necessidade do benefício.
O prazo mínimo é de um mês, mas caso você recorra a justiça, pode demorar até dois anos.
Basta entrar no site ou aplicativo Meu INSS, mas você também consegue essa informação através do telefone de atendimento do INSS, 135.