Qual a diferença de SPC e protesto?

Qual a diferença de SPC e protesto?

Qual a diferença de SPC e protesto?

Qual a diferença de SPC e protesto

SPC

A princípio você pode está se pergunto, mas afinal qual a diferença de SPC e protesto? vamos te explicar. Em resumo, SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito. Com o propósito de ser o ‘’elo de confiança entre as pessoas para realização de negócios’’, e a missão de ‘’prover soluções que atendam às necessidades de negócio e de crédito. Isso pode valorizar relacionamentos e experiências, integrando entidades, associados, consumidores e parceiros em plataforma colaborativa. Portanto, para impulsionar seus resultados’’, o SPC está no mercado há mais de 60 anos e oferece soluções para facilitar a realização de negócios de forma confiável.

O Serviço de Proteção ao Crédito armazena informações como nome, CPF, endereço, informações sobre dívidas atrasadas, cheques protestados ou roubados e diversas outras por exemplo. Assim com o Serasa Experian, o SPC serve para proteger lojas e bancos fornecendo-os informações para vendas à prazo, empréstimo de dinheiro ou financiamentos. Em resumo isso é útil para que as empresas protejam seus negócios de possíveis fraudadores. Mais de 50 milhões de consultas são feitas mensalmente, e o SPC tem acesso a informações de cerca de 180 milhões de CPFs no Brasil.

Portanto, para verificar sua situação no SPC, a consulta pode ser digital e presencialmente. Contudo, a forma digital não é gratuita, e os créditos para acessar o serviço devem ser comprados diretamente pelo site com o valor mínimo de R$9,90. Se você deseja saber mais sobre esse serviço, acesse o site do SPC Brasil. Já de forma presencial, a consulta é gratuita e para isso você deve ir a algum balcão do SPC Brasil com o CPF e documento com foto em mãos.

Protesto

Qual a diferença de SPC e protesto então? Em resumo, o protesto é quando alguém ou alguma empresa vai ao cartório protestar um título, alegando que não recebeu o dinheiro que tinha direito de receber. Portanto, ao protestar um título, o devedor fica com o nome sujo. Contudo, tem como finalidade provar publicamente o atraso e de resguardar o direito de crédito. Todo o processo do protesto acontece no cartório, tendo o devedor que provar ao Tabelião que a dívida foi paga. Por fim, para consultar se seu CPF está em com algum protesto, acesse: https://www.protestosp.com.br/consulta-de-protesto. O site mostra a situação em todos os estados brasileiros.

Simule, compare
e comprove.