educação financeira, finanças

Como saber se meu CPF está regular na Receita Federal?

Fábela Quintiliano em 24 de março de 2022 às 17:21 Como saber se meu CPF está regular na Receita Federal?

Saber se o CPF está regular é importante para não ser pego de surpresa ao tentar fazer a abertura de uma conta ou um financiamento, por exemplo.

Quando o status é verificado e indica alguma pendência, é necessário entender do que se trata e como fazer para regularizar.

Preparamos este artigo para te ajudar a entender mais sobre os tipos de pendências que esse documento pode apresentar e como regularizar de maneira ágil.

O que significa CPF regular?

Quem tem o CPF regular significa que o cadastro junto à Receita Federal está sem nenhum tipo de pendência.

Dessa forma, consegue usufruir de todos os processos da vida de um cidadão de forma completa.

Essas pendências podem impedir que o cidadão, por exemplo, consiga abrir uma conta e fazer movimentações, participe de concurso público, retire o pagamento do seu benefício, entre outras coisas.

Saiba mais: Como saber se tenho alguma pendência na Receita Federal?

Por isso, é importante que você consulte a sua situação cadastral, e caso seu CPF esteja suspenso, cancelado, com status errado de titular falecido ou pendente de regularização, você precisará normalizar a situação.

Como consultar o CPF na Receita Federal?

Para consultar a situação do CPF, basta entrar no site da Receita Federal, digitar os números do CPF, a data de nascimento, marcar a caixa “Sou humano” e clicar em “Consultar”.

Pronto! As informações da situação cadastral do CPF aparecerão na primeira tela.

A consulta também pode ser feita no aplicativo CPF Digital, disponível na Play Store ou App Store

Abra o aplicativo e faça login com CPF e data de nascimento. Leia e aceite os “Termos e Condições” e em seguida tire a “Prova de vida”, seguindo as instruções na tela. 

Crie uma senha de 4 dígitos, acesse as informações do seu cadastro e veja se seu CPF está regular. 

Se constatar que sua situação cadastral não está regular, fique tranquilo, é possível regularizar seu CPF.

Como regularizar o CPF?

Após a consulta para saber se há pendência no CPF, é possível entender o que aconteceu e, de acordo com a situação, seguir os passos para regularizar.

O beneficiário pode usar o serviço de regularização pelo site ou aplicativo da Receita Federal, que é totalmente gratuito. 

Já quem precisar utilizar a rede conveniada – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou cartórios – terá o custo de R$ 7,00.

Excepcionalmente durante a pandemia, a regularização pode ser feita por e-mail. O solicitante deve enviar os documentos no endereço de e-mail de sua respectiva jurisdição.

CPF pendente de regularização

Quando esse status aparece, quer dizer que há, pelo menos, uma declaração de Imposto de Renda atrasada nos últimos 5 anos.

Após saber qual declaração está faltando você deve enviar o documento pelo portal e-CAC (Central Virtual de Atendimento da Receita) ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

CPF suspenso 

Essa situação pode aparecer se houver falta de informação ou se os dados de registros estão incorretos, e muitas vezes acontece por problemas com o título de eleitor.

Para regularizar o CPF, nesse caso, basta acessar o site da Receita Federal ou ir até uma unidade da Receita Federal.

CPF de titular falecido 

O status de titular falecido significa que foi constatado o falecimento do portador do CPF. Caso a constatação tenha sido feita de forma errada, para regularizar será necessário agendar pelo site um atendimento em uma unidade da Receita Federal e apresentar seus documentos.

CPF cancelado 

Quando o status do CPF aparece como cancelado pode ser quando um CPF repetido é gerado, por decisão judicial ou administrativa.

Para regularizar será necessário agendar no site um atendimento em uma unidade da Receita Federal e apresentar seus documentos.

As alterações e regularizações de CPF levam em média 72 horas para serem atualizadas junto à Receita Federal.

e receba dinheiro em até 1h na sua conta!
Antecipe seu saldo do FGTS na meutudo
Antecipe agora
Antecipe seu saldo do FGTS na meutudo
e receba dinheiro em até 1h na sua conta!
Antecipe agora

Documentos necessários para regularizar o CPF

Para regularizar seu CPF é necessário apresentar alguns documentos. São eles:

Solicitante Documentos Necessários
Comum a todos os casos Documento de identificação oficial com foto do interessado; Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral; e Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, caso não conste no documento de identificação oficial apresentado a naturalidade, a filiação e a data de nascimento
Menor de 16 anos Documento de identificação oficial com foto do solicitante (um dos pais, tutor, ou responsável pela guarda); e Documento que comprove tutela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, do incapaz.
Com 16 ou 17 anos Documento de identificação oficial com foto do solicitante (um dos pais), se for o caso;
Demais casos de representação legal Documento de Identificação oficial com foto do solicitante; Certidão de óbito, se o CPF for de pessoa falecida; Documentos que comprovem a representação legal, como procuração, tutela, termo de curatela, termo de compromisso de inventariante, etc., conforme o caso.

Os documentos apresentados em papel nas unidades de atendimento devem ser vias originais ou cópias autenticadas.

Por que devo manter o CPF regularizado?

Manter o CPF regularizado é a chave para ter acesso e usufruir de benefícios e auxílios.

Sem falar que ele é obrigatório para realizar muitos procedimentos e atividades essenciais à vida do cidadão. Veja abaixo quais são:

Emitir passaporte 

O CPF irregular também impede a pessoa de tirar ou renovar o passaporte e, consequentemente, de sair do país. 

Isso porque é uma exigência da Polícia Federal que o CPF esteja regularizado junto à Receita Federal.

Se a pessoa estiver fora do país, é aconselhado procurar uma unidade de atendimento presencial no exterior para obter ajuda e regularizar a situação.

Abrir conta bancária

O status de CPF irregular impede que a pessoa faça a abertura de conta e movimente as contas já existentes. 

Há casos em que a conta pode ser até bloqueada, por isso é importante manter o CPF ativo.

Ter acesso a linhas de crédito 

Os bancos costumam pedir a declaração de Imposto de Renda como forma de verificar se correm risco ao conceder crédito àquele consumidor. 

Por isso, se o CPF estiver pendente de regularização não será possível obter crédito.

Participar de concursos públicos

Pessoas que estão se candidatando a cargos públicos, se tiverem com o CPF irregular não poderão tomar posse. Para quem já exerce cargos públicos,  

Receber aposentadoria, dentre outros 

O CPF é utilizado para dar o acesso das pessoas aos benefícios e auxílios oferecidos pelo governo. 

Se a pessoa é aposentada e estiver com CPF irregular, o pagamento não cairá na conta, pois uma conta de CPF irregular não pode ser movimentada.

3 dicas para regularizar o seu CPF

O CPF regular é essencial para conseguirmos resolver os processos formais como cidadãos, por isso, listamos abaixo 3 dicas para te ajudar a manter o cadastro regularizado:

Alterar dados cadastrais no CPF

Se houver informações incorretas em seu CPF, procure fazer a alteração de dados cadastrais para que seu documento não conste como irregular e tenha que adiar um processo importante.

Inclusão ou exclusão de nome social

Para esse procedimento é necessário que você vá, presencialmente, até uma unidade de atendimento da Receita Federal portando os documentos originais.

Acrescentar informações

É possível incluir informações e acrescentar documentos que são necessários para manter o CPF regularizado. 

O procedimento pode ser feito pelo portal do e-CAC e alguns serviços exigem um certificado digital.

Antecipe agora até 7 parcelas anuais do seu Saque-Aniversário FGTS
Antecipar
Antecipe agora até 7 parcelas anuais do seu Saque-Aniversário FGTS
Antecipar

É possível obter crédito mesmo com CPF desregularizado?

Muitas pessoas acham que CPF desregularizado é a mesma coisa que estar negativado, mas mesmo as duas situações sendo de alerta elas são diferentes.

A pessoa que está com seu CPF desregularizado fica impedida de obter crédito sem antes regularizar a situação junto à Receita Federal. 

É importante que seus dados estejam ativos para que seja possível fazer a contratação de forma segura.

Já se a pessoa estiver com “nome sujo” significa uma consequência do não pagamento de uma dívida, ou seja, que você está negativado.

Saiba mais: Como sair das dívidas em pouco tempo?

Mas mesmo na condição de negativado, ainda é possível que a pessoa consiga obter crédito. Veja algumas opções de crédito para negativados:

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma das formas mais utilizadas por aposentados, pensionistas e servidores públicos para obter dinheiro emprestado de forma mais barata.

O INSS ou a instituição pagadora, nessa modalidade, fica responsável por fazer o repasse do valor direto ao banco, sem que a pessoa se preocupe em pagar a fatura todo mês.

Saiba mais: O que é empréstimo consignado? Entenda como funciona!

Além de ter o desconto feito de forma automática, é uma modalidade segura e possui a taxa de juros bem mais baixa em relação a outras modalidades.

Portabilidade

Com a portabilidade, você tem a oportunidade de transferir um empréstimo que foi feito em uma instituição com juros abusivos, para outra instituição que te dê melhores taxas.

Veja mais: Saiba tudo sobre a portabilidade de empréstimo!

Dessa transferência, com a diminuição de juros e pagamento da dívida, você consegue diminuir o valor das parcelas ou receber um valor de troco.

Troque seu consignado e receba um troco direto na conta
Simular Portabilidade
Troque seu consignado
e receba um troco direto na conta
Simular Portabilidade

Antecipação do saque-aniversário

O saque-aniversário permite que o trabalhador saque uma parte do seu FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) anualmente, no mês do seu aniversário.

Essa modalidade é uma ótima opção para quem está negativado e uma alternativa para quem precisa de um dinheiro em mãos de forma rápida, pois a garantia de pagamento é o saldo do FGTS.

Guia do saque-aniversário: tudo sobre essa modalidade de FGTS

Aqui na meutudo, conseguimos antecipar até 7 parcelas, usando o saldo das contas ativas e inativas do FGTS. 

Conseguiu entender melhor sobre como regularizar seu CPF? Para ter acesso a mais conteúdos como este, cadastre-se na newsletter e receba tudo em primeira mão!

Destrave seu dinheiro preso no FGTS
Com a Antecipação do Saque-Aniversário
Destrave agora
Destrave seu dinheiro preso no FGTS
Com a Antecipação do Saque-Aniversário
Destrave agora

Perguntas frequentes

Como consultar o CPF na Receita Federal?

Basta acessar o site ou aplicativo da Receita Federal, inserir o número do seu CPF e data de nascimento para consultar a situação cadastral.

O que é o CPF regular?

Ter o CPF regular significa que o cidadão está sem nenhum tipo de pendência no cadastro.

Como regularizar o CPF?

O CPF pode ser regularizado no site ou aplicativo da Receita Federal, gratuitamente. Ou através da rede conveniada – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou cartórios – com custo de R$ 7.

Por que regularizar o CPF?

Manter o CPF regular é importante para exercer a cidadania e ter vantagens como solicitar crédito, participar de concursos públicos, emitir passaporte, receber aposentadoria, dentre outros.

Comentários

Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber
Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber

Baixe o aplicativo

Quero receber no meu e-mail
Construímos um guia completo para você consultar sempre que tiver dúvidas sobre empréstimo consignado!
GUIA FINANCEIRO
Tudo sobre Consignado para Terceira Idade

Quero receber no meu e-mail
Um guia para você consultar sempre que tiver dúvidas sobre empréstimo consignado!
Guia Financeiro
Tudo sobre consignado para Terceira Idade
Simular Agora
Pré-contratar
Simular Agora
Pré-contratar
Download
Dinheiro
na sua conta
em até 1 dia útil
só no empréstimo consignado da meutudo.
Contrate Agora
Antecipe agora até 7 parcelas anuais do seu Saque-Aniversário FGTS
Antecipar
Antecipe agora até 7 parcelas anuais do seu Saque-Aniversário FGTS
Antecipar
Destrave seu dinheiro preso no FGTS
Com a Antecipação do Saque-Aniversário
Destrave agora
Destrave seu dinheiro preso no FGTS
Com a Antecipação do Saque-Aniversário
Destrave agora
e receba dinheiro em até 1h na sua conta!
Antecipe seu saldo do FGTS na meutudo
Antecipe agora
Antecipe seu saldo do FGTS na meutudo
e receba dinheiro em até 1h na sua conta!
Antecipe agora
Troque seu consignado por taxas até 30% mais baixas
Simular Portabilidade
Troque seu consignado por taxas até 30% mais baixas
Simular Portabilidade
Troque seu consignado e receba um troco direto na conta
Simular Portabilidade
Troque seu consignado
e receba um troco direto na conta
Simular Portabilidade
Está sem margem e precisa de dinheiro? Faça já portabilidade do seu consignado
Simular Portabilidade
Está sem margem e precisa de dinheiro? Faça já portabilidade do seu consignado
Simular Portabilidade
Contrate Agora
Empréstimo consignado sem burocracia e sem sair de casa
Contrate Agora
Empréstimo consignado sem burocracia e sem sair de casa!
Contrate Agora
Quite suas dívidas com o melhor consignado do Brasil
Simular agora
Quite suas dívidas com o melhor consignado do Brasil
Simular Agora
Contrate Agora
Dinheiro na sua conta em até 1 dia útil
só no empréstimo consignado da meutudo.
Dinheiro
na sua conta
em até 1 dia útil
só no empréstimo consignado da meutudo.
Contrate Agora
Reduza agora em até 30% o valor das parcelas do seu consignado
Fazer Portabilidade
Reduza agora em até 30%
o valor das parcelas
do seu consignado
Fazer Portabilidade
Decole com as taxas de juros
mais baixas do Brasil
Simular agora
Decole com as taxas de juros mais baixas do Brasil!
Simular agora
Economize no seu consignado e tenha
mais dinheiro na hora que precisar
Cadastrar agora
Economize no seu consignado e tenha
mais dinheiro na hora que precisar
Cadastrar agora
Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber
Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastre-se tenha as novidades no seu e-mail.
Quero receber