empréstimo consignado

O que é empréstimo consignado?

A princípio, o empréstimo consignado é um tipo de crédito que é disponibilizado para funcionários públicos ou beneficiários do INSS, como aposentados ou pensionistas. Portanto, ao ser solicitado, o interessado precisa comprovar que se encaixa em uma dessas categorias.

Em resumo, seu diferencial é que ele está relacionado com a renda de quem solicitou o crédito, pois o pagamento é descontado antes mesmo que o salário chegue à conta. Portanto, quem faz o pagamento é o próprio banco de onde o salário ou aposentadoria é depositado.

Há vantagens e desvantagens ao solicitar um empréstimo consignado. Portanto as vantagens são que a instituição financeira que concedeu o crédito também pode oferecer juros menores e isso acontece porque ele é descontado todos os meses diretamente do salário do solicitante, assim oferece menos risco de inadimplência à instituição. Por isso, também há uma maior facilidade de contratar. As instituições financeiras também costumam oferecer prazos de pagamentos maiores.

Portanto, no empréstimo consignado não existem chances de o pagamento ser adiado ou suspenso, já que ele é retirado todos os meses diretamente do seu benefício ou salário.

Quando saber se vale a pena solicitar um empréstimo consignado?

  • Primeiramente quando a parcela mensal não irá comprometer o pagamento de outras contas;
  • Em seguida quando se tem uma dívida alta no cheque especial ou cartão de crédito, pois como as taxas de juros são maiores nesses dois, é vantajoso que sejam quitadas, reduzindo o valor total que irá pagar em juros.

E quando não vale a pena solicitar?

  • Primeiramente para pagar compras do dia-a-dia;
  • Em seguida para fazer uma aplicação, porque por mais que mais baixos, os juros do crédito consignado são maiores que o rendimento de qualquer aplicação;
  • E por fim para emprestar o dinheiro para algum conhecido.