Quem possui um negócio, provavelmente passa ou já passou por inadimplência de clientes.
Este é um dos maiores desafios que as empresas podem enfrentar e que afeta diretamente no caixa e na perspectiva de crescimento do negócio.
E, claro, ter uma pendência financeira também é uma dor de cabeça para o devedor, que amontoa uma dívida e sofre com a taxa de juros rotativos.
E para contornar esta situação, auxiliando na consulta e pagamento destas pendências, a Serasa Experian disponibiliza uma ferramenta chamada Pefin.
O Pefin tem como objetivo tornar a política de cobrança aos clientes com pendência mais prática e inteligente.
Confira a seguir mais sobre o Pefin e como essa ferramenta se torna uma vantagem no processo de cobrança e pagamento de pendências financeiras.
O que você vai ler neste artigo:
A pendência financeira, também conhecida como Pefin, é quando empresas registram em órgão de proteção de crédito dívidas não pagas.
Logo, o PEFIN é um serviço da Serasa para regularizar débitos e adicionar dívidas em aberto em diversos ramos da economia, como varejo, indústria, prestação de serviços, etc..
Nele, empresas podem consultar e inserir informações sobre pendências financeiras de pessoas físicas e jurídicas.
Esta ferramenta facilita a comunicação entre empresa e devedor, por meio do envio de uma carta-comunicado.
O devedor recebe esta carta onde constam informações sobre a dívida e instruções de como quitá-la.
A carta pode ir acompanhada de boleto com valor atualizado da dívida ou proposta com possíveis descontos, que deve ser resolvido num prazo de 5 a 10 dias.
Caso não ocorra o pagamento neste prazo, a informação sobre a dívida fica disponível no banco de dados do Serasa, podendo ser acessada por diversas instituições.
Estar com uma pendência no Pefin significa que o cliente tem dívidas em aberto com empresas de varejo, prestação de serviços e outros segmentos.
Assim, esse débito é registrado na ferramenta e as informações do devedor ficam disponíveis para consulta de outras empresas.
A empresa que deseja saber se o cliente tem pendências financeiras antes de fechar um negócio ou conceder crédito, pode consultar o Pefin.
A consulta de pendências está disponível para empresas e pode ser feita pela internet, utilizando o banco de dados da Serasa Experian.
Deverá ser informado o CPF ou CNPJ que deseja consultar e serão listados as pendências informados por usuários do sistema (indústrias, lojas, etc).
Em caso do cliente ter recebido a carta-comunicado informando do débito que consta em seu nome, é importante realizar o pagamento dentro do prazo informado no documento.
Junto com a carta normalmente a empresa encaminha um boleto para que a dívida seja regularizada dentro do prazo de 5 a 10 dias.
A Serasa oferece ainda outros tipos de renegociações que podem ser feitas entre cliente e empresas.
Saiba mais: Entenda se uma dívida pode ser cobrada depois de 5 anos
Por isso, é importante aproveitar para quitar as dívidas por meio de programas de descontos, feirões e outras propostas.
O protesto é um processo feito em cartório, com o intuito de registrar a dívida de uma pessoa, seja ela física ou jurídica.
Ele tem como objetivo, além de cobrar o débito, também proteger legalmente o credor.
Antes de iniciar o processo de registro da dívida, o empresário precisa analisar se tem todas as informações necessárias para executar o protesto.
Saiba mais: Como protestar uma dívida? CPF, CNPJ ou título
Após avaliar tudo, o credor poderá ir ao cartório e solicitar o protesto do título. Os valores variam de cartório para cartório, isso depende também da região.
Já o Pefin possui um valor fixo para inclusão do débito e é realizado pela internet.
Como dito anteriormente, a pendência financeira, PEFIN, é quando se está com uma dívida em aberto em diferentes setores, como varejo, indústria, etc.
Já a restrição financeira, REFIN, são dívidas relacionadas a bancos e instituições financeiras.
A diferença entre eles está na natureza da dívida.
Pefin e Refin são dois serviços disponibilizados pela Serasa Experian com intuito de regularizar débitos pendentes ou incluir dívidas em aberto.
A diferença entre eles está na natureza da dívida.
Independente da natureza da sua dívida, estar com seus dados no PEFIN ou REFIN pode restringir seu acesso ao crédito e afeta também o seu score de crédito.
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O Refin e Pefin são ferramentas de cadastro e consulta de dados de pessoas físicas ou jurídicas que tenham débitos. Enquanto o REFIN se destina a dívidas em bancos e instituições financeiras, o PEFIN engloba diferentes setores da economia, como varejo, indústria, etc.
O protesto é um processo formal e feito obrigatoriamente em cartório e o Pefin pode ser realizado pela internet, além de ter custo único e mais em conta.
Quando o cliente pessoa física ou jurídica tem um débito em algum dos diversos ramos da economia, como varejo, indústria, prestação de serviços, etc., ela pode ser cadastrada no Pefin.
A empresa enviará uma carta-comunicado ao devedor, contendo nela informações sobre a quitação da dívida e até mesmo boleto. O cliente deverá seguir as instruções deste documento, efetuando o pagamento.