cashback

O que é Cashback? Saiba tudo sobre o dinheiro de volta

Você sabe o que é cashback? Essa prática tem se tornado cada vez mais comum no Brasil mas ela já existe desde os anos 1980.

Para que você entenda mais como funciona e para aproveitar esse benfício, trazemos tudo que você precisa saber sobre o cashback, confira!


O que é cashback?

Cashback é um termo em inglês, que literalmente significa ‘dinheiro de volta’. Essa prática, oferecida por marcas, lojas e bancos, funciona como um programa de recompensas.

Na década de 80, nos Estados Unidos, algumas instituições financeiras resolveram devolver ao cliente – em espécie – parte do valor pago ao comprar um produto ou serviço.

Já no Brasil, a prática ganhou força na última década, se tornando popular entre operadoras de cartão de crédito e depois ganhando outras parcelas do mercado, nem sempre vinculando o cashback ao cartão.

Como funciona o cashback?

O funcionamento do cashback varia de acordo com a plataforma. Mas basicamente você se vincula a um aplicativo ou pelo seu proprio banco para fazer compras em lojas que darão um percentual de volta.

Na maioria dos casos, quando se trata de cartões de crédito, o reembolso pode ser creditado na fatura. Em alguns casos, você pode receber o dinheiro de volta no seu aplicativo ou na sua conta corrente.

Além disso existem a possibilidade de receber criptomoedas ou cupons de desconto para novas compras.

Fique sempre atento às taxas e tipos de cashback. Não existem limites mínimos ou máximos para a porcentagem do reembolso, que é decidida pela empresa que oferece o cashback.

Cada plataforma oferece um tipo diferente e especifica valores e limites para saque ou utilização.

Cashback não é desconto!

Não confunda cashback com descontos comuns ou com sistemas de pontos. O valor pago na compra original é integral e só após a confirmação de pagamento, o cashback será creditado na plataforma.

O dinheiro de volta também não se trata de programa de pontos ou de milhas e, de modo geral, não tem validade. É uma porcentagem que você recebe de volta por efetuar uma compra.

Programas de Cashback

No Brasil, existem várias formas de fazer compras com cashback, por isso, preparamos uma lista com 5 plataformas onde você pode contratar programas de cashback. 

AME DIGITAL

O sistema funciona como uma conta virtual e tem parcerias com grandes marcas como os Postos Petrobras, Shoptime, Submarino e Americanas.

O cashback vai de 1% a 50% do valor gasto e o limite acumulado vai até até R$ 5 mil, sem prazo de vencimento.

Você pode baixar o aplicativo gratuitamente e o reembolso pode ser feito em dinheiro. Pelo app AME, você pode fazer pagamentos por QR Code e até transferências para outros usuários.

APP MAGALU

No ‘Superapp’ Magalu, existem alguns produtos que têm cashback, no programa ‘Dinheiro de Volta Magalu’. O sistema de cashback funciona por meio de depósito na carteira virtual Magalu Pay.

Nessa plataforma o reembolso também pode ser utilizado para novas compras no aplicativo, transferências e até mesmo pagar boletos.

O grande diferencial, é que no aplicativo Magalu a empresa determina a porcentagem de acordo com cada produto. O cashback fica em até 20 dias após a compra.

MÉLIUZ

Uma das plataformas mais populares do país, o Méliuz tem mais de 2 mil lojas parceiras. Em algumas promoções, o valor de reembolso chega a ser até 150%.

O saldo mínimo para resgate é de R$ 20 e o reembolso é liberado no aplicativo e depois posso ser transferido diretamente na conta cadastrada pelo usuário.

PICPAY

Mais um caso de carteira digital, o PicPay ganhou muita notoriedade em 2020. O cashback funciona a partir de promoções oferecidas na própria plataforma.

É possível fazer pagamentos de contas e transferências para outros usuários cadastrando um cartão de crédito. Também é possível depositar dinheiro na sua conta PicPay.

Ao fazer pagamentos com o cartão de crédito atráves da plataforma você recebe dinheiro de volta na sua conta PicPay.

O valor retornado também pode ser utilizado em transferências para outros usuários e para compras em lojas parceiras, alguns serviços e games da PicPay Store.

MYCASHBACK

Nessa plataforma, estão reunidas as principais empresas que trabalham com cashback no Brasil. No site, o usuário consegue comparar além de preços, as porcentagens e quantias recebidas no reembolso. 

Não esqueça da sua saúde financeira!

Lembre-se sempre de avaliar a sua situação financeira e planejar as suas compras, mesmo com o benefício. Fique atento às anuidades cobradas por alguns cartões e plataformas de cashback.

Leia mais: Como fazer seu planejamento financeiro para 2021.

Conseguiu entender tudo sobre o cashback? Aqui na MEU TUDO nos preocupamos com a sua saúde financeira! Acompanhe o nosso blog para mais posts de educação financeira, além de ficar sempre por dentro das novidades.

Ajude outras pessoas

Compartilhe com seus amigos que precisam de um empréstimo consignado seguro, descomplicado e 100% online, com taxas a partir de 1,09% a.m.

Cadastre agora