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Aplicativo Meu Gov.Br: Saiba para que serve e como instalar

meutudo. em 22 de novembro de 2021 às 15:54 Aplicativo Meu Gov.Br: Saiba para que serve e como instalar

Com a missão de integrar vários serviços em um único lugar, o aplicativo Meu Gov.Br é uma ferramenta bem importante para os cidadãos brasileiros. 

Ele é uma iniciativa do Governo Federal para facilitar o acesso aos serviços digitais através de um único cadastro.

Isto é, com um único login e senha você pode utilizar todos os serviços públicos digitais que são integrados ao Gov.br, de forma segura e na palma da sua mão.

Continue a leitura e saiba como fazer sua conta e quais serviços você pode acessar no aplicativo Meu Gov.br.

O que é o aplicativo Meu Gov.br?

O aplicativo Meu Gov.br foi feito a partir de uma colaboração da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). 

O aplicativo faz parte de uma conta única do Governo Federal, permitindo criar sua conta ou trocar sua senha no Login Único por meio de validação facial.

Sua principal utilidade é reunir seus documentos e integrar vários serviços públicos digitais em um único lugar.

Para baixar o app, o usuário deve pesquisar por MeuGov.br na loja de aplicativos, ele está disponível tanto Android quanto IOS.

É importante dizer que, para criar a conta, você precisa já ter cadastrado a biometria facial no Título de Eleitor ou na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Entenda as funcionalidades do Meu Gov.br

O aplicativo é uma espécie de “Poupa-tempo”. Com ele, você consulta e solicita serviços do governo na internet. Veja a lista com alguns deles abaixo:

Carteira de trabalho digital (CTPS)

Com a carteira de trabalho digital é possível ter acesso aos seus dados pessoais e informações de contratos de trabalho, como anotações de férias e salário.

O número da carteira de trabalho digital é o mesmo do documento impresso. A única mudança é o formato e que a digital não pode ser usada como identificação civil.

Meu INSS

O Meu INSS é uma plataforma que disponibiliza ao beneficiário do INSS acesso a mais de 90 serviços digitais. 

Por ele você pode solicitar aposentadoria e benefícios, consultar extratos, agendar perícia, enviar documentação, atualizar dados cadastrais e muito mais. 

Portal do ENEM

Quem participa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode checar a nota por meio do Portal, assim como consultar o resultado das edições passadas.

Ainda é possível fazer simulados, tirar dúvidas sobre o Enem e acompanhar notícias da prova. 

e-CAC

O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) é o portal de serviços disponibilizado pela Receita Federal ao contribuinte.

No e-Cac é possível consultar dados cadastrais e imprimir o comprovante de inscrição do CPF, pendências fiscais, regularizar débitos, dentre outros serviços. 

MEI

MEI é uma plataforma para o microempreendedor individual consultar suas informações gerais sobre MEI e SIMEI.

E ainda emitir DAS para pagamento, consulta de CNPJ e situação mensal dos débitos tributários.

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Por que baixar o aplicativo é importante? 

Como falamos anteriormente, o aplicativo foi desenvolvido para reunir seus documentos com segurança, para quando você precisar eles estarem na palma da sua mão! 

Além disso, você pode acessar vários serviços públicos digitais em um único espaço, usando a sua conta única do Portal Gov.br.

Seja para acessar o seu CPF ou solicitar benefício no Meu INSS, com a conta no Meu Gov.br você tem facilidade e segurança na hora de utilizar milhares de serviços online.

Como baixar e instalar o aplicativo Meu Gov.br?

Para começar a acessar os serviços e funcionalidades do Meu Gov.br, o primeiro passo é baixar o aplicativo.

Para quem tem celular Android, pode baixar na Play Store. Já para o sistema IOS, faça o download do aplicativo na Apple Store

Quando fizer o download, abra o aplicativo e faça sua conta. Confira a seguir como realizar seu cadastro.

Como cadastrar no Meu Gov.br? 

Como a maioria dos aplicativos, para ter acesso às funcionalidades, você precisa fazer uma conta.

Caso você já tenha cadastro no Meu INSS ou em outro serviço do governo, não precisa criar uma nova, basta entrar com o CPF e a senha já registrados nestes sites.

Se for o primeiro acesso a plataformas do governo, para criar sua conta no Meu Gov.br, é necessário ter cadastrado biometria facial no Título de Eleitor ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Isto porque o aplicativo irá fazer o reconhecimento facial para comparar suas fotos com a biometria cadastrada nos demais documentos e confirmar sua identidade.

Confira o passo a passo de como criar sua conta:

Entre no aplicativo 

Para começar a criar sua conta, o primeiro passo é baixar e instalar o aplicativo Meu Gov.br. Feito isso, inicie ele em seu celular. 

Tela do início do aplicativo Meu Gov.Br

Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, serão mostradas algumas instruções de como utilizá-lo. Deslize as telas para a esquerda e, na última, clique em “Começar”. 

Segunda tela de início, deslize para a esquerda e, na última, clique em “Começar”. 

Escolha uma opção de cadastro

Em seguida, clique em “Entrar com gov.br”, “Crie sua conta” e selecione uma das opções de cadastro disponíveis.

Escolhida a opção, preencha os campos com as informações de cadastro que serão solicitadas e “Avançar”.

Tela de cadastro do aplicativo Meu Gov.br clique em “Entrar com gov.br”, “Crie sua conta”

Crie sua senha pessoal e segura

Para finalizar, crie sua senha pessoal e intransferível para concluir seu cadastro. 

Caso já possua conta mas esqueceu sua senha, basta clicar em “Esqueci minha senha” e escolher uma das opções que irão aparecer na tela para criar uma nova. 

Agora que tem acesso ao Meu Gov.br, poderá utilizar os serviços do governo de forma prática e gratuita, sem sair de casa. 

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Como fazer prova de vida pelo Meu Gov.br?

Agora é possível fazer a prova de vida pela internet. O INSS adotou essa medida em fevereiro de 2021, contemplando 5,3 milhões de beneficiários.

Pela internet, a comprovação é feita por meio de validação facial. Por isso, é necessário que o beneficiário possua biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou CNH.  

Para começar a prova de vida pela internet, é preciso ter os aplicativos Meu INSS e Meu Gov.br instalados no celular.

Leia mais: Como recuperar sua senha do aplicativo Meu INSS

Acesse o aplicativo Meu INSS

Faça login na sua conta no Meu INSS para dar início a prova de vida. Em seguida, na tela inicial, selecione “Prova de Vida” e logo após clique em “Iniciar a prova de vida”.

Tela de login da sua conta no Meu INSS

Agora você precisará fazer a biometria no Meu Gov.br, conforme descrito nas imagens. 

Tela para iniciar a biometria

Autenticação da prova de vida

Abra o aplicativo Meu Gov.br em seu celular, acesse sua conta e em seguida clique em “Autorizações”. Selecione a autorização pendente, clique em “Autorizar” e “Ok”.

Tela de autorizações do Meu INSS

Informe seus dados

O próximo passo é responder a pergunta que o aplicativo fará sobre um dos seus documentos, CNH ou Título de Eleitor.

Tela de informações de tipos de documentos para a biometria

Após, autorize o aplicativo a utilizar sua câmera, pois chegou a hora de fazer sua validação facial.

Hora da foto

Chegamos à última etapa, fazer a foto! Posicione seu rosto seguindo as instruções que irão aparecer na tela. 

Tela para posicionar seu rosto seguindo as instruções que irão aparecer na tela.

Pronto! Sua biometria foi concluída e você pode voltar ao aplicativo Meu INSS para conferir sua prova de vida. 

Tela de confirmação de biometria concluída

Confirmação no Meu INSS

De volta ao Meu INSS, confirme se está tudo certo. Entre no aplicativo e clique novamente em “Prova de vida”.

Na tela será mostrada a confirmação de que sua prova de vida foi concluída com sucesso e poderá anotar o número do protocolo.

Tela de confirmação da biometria

Agora que você fez a prova de vida digital, está em dia com suas obrigações e não corre o risco de ter seu benefício bloqueado.

Para quem não tem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou CNH, pode realizar a prova de vida presencialmente no mesmo banco em que você recebe o pagamento do benefício.

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E, se ficou com dúvida, deixa ela aqui embaixo que vamos te ajudar no que for preciso. 

Perguntas frequentes

Como instalar o aplicativo Meu gov.br?

Baixe o aplicativo Meu Gov.br gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular, Play Store ou Apple Store.

Como recuperar acesso ao Meu gov.br?

Entre no aplicativo Meu Gov.br, insira seu CPF e clique em Avançar. Em seguida, clique em “Esqueci minha senha” e escolha a forma que preferir para recuperar sua conta. 

Quais funcionalidades do app Meu gov.br?

Com uma conta no Meu Gov.br você pode acessar os serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar e fazer a assinatura digital de documentos, acessar o Meu INSS, além de diversos outros serviços.

É possível fazer prova de vida pelo Meu gov.br?

Sim. O beneficiário que tem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou CNH, pode fazer prova de vida no Meu Gov.br. 

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