Além de tratar sobre outras políticas públicas, um dos focos do Auxílio Brasil é a distribuição de renda para famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza.
Para que as famílias possam usufruir deste benefício, é preciso que cumpram algumas exigências, como, por exemplo, ter inscrição ativa e atualizada no Cadastro Único.
Por isso, preparamos este artigo para explicar melhor do que se trata o Auxílio Brasil, quem tem direito e como realizar o cadastro. Continue a leitura!
O que você vai ler neste artigo:
O Auxílio Brasil foi criado em 2021 para substituir o programa Bolsa Família, instituído no Governo Lula em 2004.
Veja mais: O que são benefícios assistenciais? Veja quem tem direito
Além da distribuição de renda às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, o Auxílio Brasil agrupa uma série de políticas públicas de assistência social, saúde, educação e emprego.
Atualmente, as famílias beneficiadas com o Auxílio Brasil são contempladas com parcelas mensais de R$ 400,00.
Além de estarem enquadradas em situação de pobreza e extrema pobreza, as famílias precisam cumprir alguns requisitos, como veremos um pouco mais adiante.
As famílias têm direito ao benefício do Auxílio Brasil quando são enquadradas em situação de pobreza e extrema pobreza.
Segundo o Ministério da Cidadania, as famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal, por pessoa, de até R$ 105,00.
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Já as famílias em situação de pobreza são aquelas com renda familiar mensal, por pessoa, entre R$ 105,01 e R$ 210,00.
Além da situação de vulnerabilidade social, é preciso que as famílias tenham gestantes, mães que amamentam ou pessoas de 0 a 21 anos incompletos (crianças, adolescentes e jovens adultos).
Outro requisito é que todos os membros do grupo familiar devem estar inscritos no CadÚnico e devem atualizar suas informações a cada dois anos.
Quem se enquadra nas exigências para recebimento do benefício, mas não possui inscrição no CadÚnico, deve ir à unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima, com a documentação necessária para realizar o cadastro.
O Responsável Familiar (RF) deve comparecer ao CRAS levando seu CPF, o Título de eleitor e comprovante de residência e ainda levar uma cópia de cada documento para cada membro da família.
Veja abaixo quais são os documentos necessários:
Os documentos para realizar o cadastramento no Auxílio Brasil:
O RF também pode fazer o pré-cadastro da família por meio do celular e tem até 120 dias para ir à unidade do CRAS fazer a entrega dos documentos e passar por uma entrevista social.
Na entrevista, o RF deve responder perguntas relacionadas às despesas da casa, composição da família, grau de escolaridade dos membros da família, características do domicílio, etc.
Atenção: As famílias que já eram beneficiárias do Bolsa Família, que estavam dentro dos requisitos exigidos pelo novo programa, foram automaticamente incluídas no Auxílio Brasil.
Para saber se o cadastro foi aprovado após a entrega de documentos e entrevista social, o RF pode fazer a consulta no site CadÚnico, pelo aplicativo Cadastro Único ou aplicativo do Auxílio Brasil.
Também é possível fazer a consulta ligando para a Central de Relacionamento do Auxílio Brasil, no número 121, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.
Cada familiar terá direito a um Número de Identificação Social, o NIS, que será disponibilizado no cartão do benefício.
Para que a família possa continuar sendo beneficiada pelo Auxílio Brasil é importante que os membros façam a atualização cadastral a cada dois anos.
Porém, se houver qualquer mudança na situação dos membros que compõem o grupo familiar, antes dos dois anos, o cadastro também deverá ser atualizado.
Veja em quais situações o cadastro deve ser atualizado antes do período de dois anos:
Caso a família fique mais de quatro anos sem atualizar as informações cadastrais corre o risco de ser excluída do Cadastro Único.
A atualização deve ser feita diretamente em uma unidade do CRAS ou por meio do telefone, se o serviço for ofertado na região em que a pessoa reside.
Pela internet é possível consultar se está cadastrado e se o cadastro precisa de atualização.
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O Responsável Familiar pode fazer o pré-cadastro da família por meio do celular e tem até 120 dias para ir à unidade do CRAS fazer a entrega dos documentos e passar por uma entrevista social.
É preciso que todos os membros da família estejam inscritos no CadÚnico e mantenham as informações atualizadas a cada dois anos. O titular deve comparecer ao CRAS levando seu CPF, o Título de eleitor e comprovante de residência e ainda levar uma cópia de cada documento para cada membro da família.
Além de estarem enquadradas na situação de pobreza e extrema pobreza, é preciso que as famílias tenham gestantes, mães que amamentam ou pessoas de 0 a 21 anos incompletos (crianças, adolescentes e jovens adultos).
O Cadastro Único do Governo Federal, mais conhecido como CadÚnico, é o principal registro das famílias brasileiras de baixa renda e é muito importante para quem deseja receber benefícios e participar dos programas sociais disponibilizados.