dicas de livros

Lista de 5 livros para ajudar nas finanças

Obter o controle sobre suas finanças pode ser um grande desafio, principalmente em uma situação de crise. No entanto, a partir da Educação Financeira, fica cada vez mais fácil obter conhecimento sobre seus ganhos e gastos. E como, então, desenvolver essa Educação sobre suas economias? A partir da leitura de alguns livros, esse conhecimento pode ser cada vez mais absorvido.

O conhecimento é um dos fatores principais para obtenção de resultados em qualquer setor de nossas vidas, então, na parte financeira, isso não seria diferente. Dessa forma, escolhemos 5 livros que podem ajudar em suas finanças e em seu processo de educação financeira. Confira:

1) Saiba Mais Para Gastar Menos – Elaine Toledo

Este livro é uma leitura essencial para quem quer lidar melhor com seus gastos e rever seu padrão de vida. Elaine Toledo define a importância de termos prioridades em nossa vida, especialmente tratando-se de vida financeira. A autora ensina como utilizar a inteligência financeira para administrar melhor as nossas finanças pelo equilíbrio emocional, que caracteriza-se como um dos princípios fundamentais em relação ao manuseio do dinheiro.

2) 12 meses para enriquecer – Marcos Silvestre

Com mais de 55 mil exemplares vendidos, a obra de 300 páginas é considerada uma das principais referências em educação financeira prática, oferecendo ao leitor mais do que apenas conceitos, mas muitas maneiras de aplicá-los e, principalmente, mensurar seus resultados dentro de um ano.

Em “12 meses para Enriquecer, Marcos Silvestre ensina ensina a lidar com dívidas, investimentos e gastos além de aprender como multiplicar seu dinheiro aumentando a possibilidade de ter uma vida melhor. O autor ressalta sobre como é importante termos um planejamento financeiro pessoal em nossa vida. Para conseguir separar as despesas importantes do seu dia a dia daquelas que não são. Só é possível manter o planejamento em dia se você sempre tiver de olho nas suas despesas para não estourar o orçamento.

3) Casais inteligentes enriquecem juntos – Gustavo Cerbasi

Este best-seller com mais de um milhão de cópias vendidas aborda questões sobre como planejar as finanças em conjunto e outros diversos aspectos básicos sobre investimentos e economia. Além disso, também mostra como um casal pode trabalhar em conjunto para ter uma vida financeira mais equilibrada.

O livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos tem uma leitura bem fácil e fluída, que se torna agradável devido sua linguagem bem acessível. Ele ainda lhe ensina a identificar perfis financeiros dos casais e mostra resultados da combinação de perfis diversos.

4) Pai Rico e Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki nasceu em uma família de classe média do Havaí. Embora fosse um ótimo e honesto funcionário público, seu pai biológico (o “pai pobre” da história) nunca atingiu a liberdade financeira. Já o seu “pai rico” era um comerciante local, pai do melhor amigo de Robert (e que seria o responsável por introduzir Kiyosaki no mundo dos negócios), que foi acumulando grande riqueza ao longo da vida, chegando a se tornar o homem mais rico de sua região.

Baseado nesta relação de sua vida pessoal, Kiyosaki utiliza uma linguagem simples para abordar assuntos importantes, como: o empreendedorismo, as finanças pessoais e os hábitos para gerar mais riqueza. Focado em desenvolver uma mentalidade empreendedora nas pessoas, Robert ainda usa sua história pessoal para dar valiosas lições de como os ricos educam seus filhos para atingirem o sucesso financeiro.

5) Dinheiro é um Santo Remédio – Conrado Navarro e André Massaro

Esta obra de linguagem simples e prática ensina quais são as “doenças financeiras” que afligem as pessoas, quais são as suas causas e os seus sintomas.

Os autores comentam que esperam que o leitor atinja o estado de saúde financeira “ZERO-DEZ-DEZ”: Zero Endividamento, Dez por cento de suas receitas investidas todo mês e Dez meses de renda guardados em uma reserva para emergências. Cumprindo todas essas dicas, você estará apto a atingir o alto nível da saúde financeira.

Gostou da nossa seleção, mas ainda quer saber mais sobre Educação Financeira? Então, continue ligado no nosso blog do MEU TUDO para obter ainda mais dicas para ajudar em suas finanças!