Pé-de-Meia inicia pagamentos até 7 de outubro: veja datas
O programa Pé-de-Meia busca incentivar o estudo contínuo de jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Os pagamentos desse benefício, referentes a setembro e outubro, começaram a ser pagos no final de setembro e seguem até 7 de outubro.
Confira o calendário do programa Pé-de-Meia de outubro, saiba quem tem direito a participar desse benefício e entenda como ele funciona.
|
Confira as melhores soluções
meutudo para você |
|||
|---|---|---|---|
| Produto | Taxa a partir de | Pagamento | |
| Antecipação Saque-aniversário | 1,79% a.m | antecipe a partir de R$50 | |
| Simular | |||
O que você vai ler neste artigo:
Resumo da notícia
- O programa P-de-Meia iniciou os pagamentos em setembro e segue até 7 de outubro, oferecendo suporte financeiro a estudantes do ensino médio da rede pública e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Os beneficiários recebem R$ 200,00 mensais, visando incentivar a frequência escolar e combater a desigualdade social, com depósitos em conta poupança Caixa Tem.
- O programa prioriza famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, inseridas no Cadastro Único, e oferece incentivos adicionais para conclusão de ano letivo e participação no Enem.
- O calendário de pagamentos do P-de-Meia varia conforme o mês de nascimento dos estudantes, sendo importante destacar que novos beneficiários após setembro não terão direito a parcelas retroativas.
- Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando sobre assuntos financeiros e sociais, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.
Quem tem direito ao programa Pé-de-Meia?
O programa Pé-de-Meia é destinado a estudantes do ensino médio da rede pública e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que cumprem os critérios.
Para participar, é necessário que o estudante tenha de 14 a 24 anos e faça parte de uma família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).
O programa é voltado para famílias que possuem renda per capita de até meio salário mínimo, oferecendo um suporte financeiro mensal para cobrir despesas básicas.
A iniciativa também prioriza famílias que possuem crianças, idosos ou pessoas com deficiência (PcD), ampliando a rede de assistência para quem mais precisa.
Os beneficiários são selecionados automaticamente, com base nas informações cadastradas no CadÚnico.
Confira: Calendário Bolsa Família
Quer receber nossas notícias gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba uma seleção de conteúdos meutudo quinzenalmente!
Como funciona o Pé-de-Meia?
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado para alunos do ensino médio público.
Instituído pela Lei n.º 14.818/2024, o objetivo é encorajar a permanência escolar e combater a desigualdade social.
Os estudantes recebem R$ 200,00 mensais como estímulo para manter a frequência regular (incentivo-frequência). Esses valores são pagos em quatro parcelas por semestre.
Além disso, a cada ano concluído com aprovação, R$ 1.000,00 são depositados em uma poupança (incentivo-conclusão), que pode ser sacada após a formatura.
O incentivo-conclusão pode ser acumulado em até três parcelas, dependendo da aprovação parcial.
Também é oferecido um incentivo para a matrícula, desde que seja feita em até 2 meses a partir do início do ano letivo.
Além disso, a participação no Enem também é incentivada, mas somente para alunos do último ano do ensino médio.
Saiba mais: Como se inscrever no CadÚnico e ter direito aos benefícios
Calendário do Pé-de-Meia de outubro
O calendário de pagamento varia de acordo com o mês de nascimento dos estudantes, de forma gradual.
A parcela de R$ 200,00 referente ao incentivo-frequência será depositada automaticamente na conta poupança Caixa Tem, aberta em nome dos estudantes.
Confira o calendário dos pagamentos do Pé-de-Meia referentes a outubro:
| Calendário do Pé-de-Meia de outubro | |
|---|---|
| Mês de nascimento | Data de pagamento |
| janeiro e fevereiro | 30 de setembro |
| março e abril | 1 de outubro |
| maio e junho | 2 de outubro |
| julho e agosto | 3 de outubro |
| setembro e outubro | 4 de outubro |
| novembro e dezembro | 7 de outubro |
Vale lembrar que os alunos que entrarem no Pé-de-Meia após setembro não terão direito a parcelas retroativas.
O programa de incentivo aos estudantes é uma medida fundamental para diminuir a evasão escolar e garantir que os alunos tenham acesso à educação.
Entenda: É possível atualizar os dados do CadÚnico pela internet?
Para receber mais notícias como essa, inscreva-se em nosso formulário e receba quinzenalmente direto no seu e-mail.
Perguntas frequentes
Quem tem direito ao Pé-de-Meia?
Têm direito ao Pé-de-Meia os estudantes de baixa renda matriculados no Ensino Médio da rede pública, com idade entre 14 e 24 anos, que estejam devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Em qual conta vai cair o Pé-de-Meia?
O pagamento do Pé-de-Meia é depositado em uma conta digital, aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome do beneficiário.
Preciso ter cadastro no CadÚnico para receber o Pé-de-Meia?
Sim. Para participar do programa Pé-de-Meia é necessário ter cadastro familiar no CadÚnico e possuir renda máxima por pessoa de até meio salário mínimo, além de ter entre 14 e 24 anos e ser matriculado no ensino médio de redes públicas.
Como funciona o pagamento do Pé-de-Meia?
O pagamento do Pé-de-Meia é mensal, com base na frequência mínima de 80% do aluno nas aulas do mês anterior. Ou seja, o pagamento é feito sempre após a contabilização da presença do aluno no último mês.
Como posso saber mais informações sobre o programa Pé-de-Meia?
Para saber mais informações sobre o programa Pé-de-Meia o estudante ou seu responsável pode acessar o site: www.gov.br/mec/pt-br/pe-de-meia