Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o Pix se tornou a modalidade de pagamento favorita entre os brasileiros.
O Pix tornou- se tão importante que, atualmente, muitas empresas aderiram a ele como forma de pagamento, com a opção de Pix parcelado, por exemplo.
Mas você já fez um pix errado e não conseguiu o dinheiro de volta? Já pensou se é possível cancelar um Pix?
Preparamos este conteúdo para te mostrar o que fazer nesses casos. Continue a leitura!
O que você vai ler neste artigo:
Dados do Banco Central informam que dentre as milhões de operações feitas através do Pix, nos últimos 2 anos, muitas foram parar em contas erradas.
E, por incrível que pareça, é muito mais comum do que nós podemos imaginar. Na hora da pressa ou até uma falta de cuidado na conferência dos dados, pode gerar um Pix errado.
Saiba mais: Passo a passo para se cadastrar no Pix e começar a usar
Não é possível cancelar a operação, mas, em alguns casos, é possível reaver o valor transferido.
O Banco Central criou o Mecanismo Especial de Devolução – MED, que é um conjunto de regras e procedimentos sobre a devolução do Pix.
Através do MED é possível efetuar a devolução do dinheiro em algumas situações.
O Banco Central diz que “o MED é destinado a viabilizar a devolução de um Pix a partir do próprio participante recebedor. Ou seja, é o mecanismo que permite que o participante recebedor debite recursos recebidos por meio de um Pix da conta do seu cliente sem pedir a sua autorização a cada devolução”.
O mecanismo funciona em casos específicos, como, por exemplo, em casos de fraude ou falha operacional no sistema das instituições das pessoas envolvidas na transação.
Se você já fez o Pix e percebeu que a conta está errada, existem duas formas de proceder, são elas:
Em casos que você conheça a pessoa que recebeu o valor transferido, entre em contato e solicite a devolução de seu dinheiro.
Em casos que o recebedor não for uma pessoa conhecida, você precisará entrar em contato com o banco e solicitar a devolução.
Veja mais: Aprenda como deixar Pix agendado para qualquer dia e horário
Entretanto, não é possível garantir que seu dinheiro retornará. Por outro lado, advogados reforçam que a prática é um crime de apropriação indébita.
Como falamos anteriormente, quando não é possível entrar em contato com quem recebeu seu pix errado, existe a possibilidade de falar com o banco do recebedor.
Mas, falar com o banco não é garantia do retorno do dinheiro para a sua conta. Por isso, a indicação é sempre prestar muita atenção antes de confirmar o envio do Pix.
Já que é bastante difícil recuperar o dinheiro de um Pix enviado errado, vamos ver dicas para evitar essa dor de cabeça. Confira!
Na hora de enviar um Pix, é muito importante que você confira se todas as informações estão corretas.
Se estiver realizando um pagamento com Pix em alguma loja, leia o nome da pessoa em voz alta para confirmar antes de realizar a transação.
Leia mais: É possível fazer Pix com cartão de crédito?
Fique atento e utilize a chave Pix que o recebedor indicou para evitar problemas.
Se for alguém conhecido, confirme o nome e o CPF, por exemplo.
Antes de enviar o valor para alguém, é preciso confirmar se ele está correto. Por isso, veja se você digitou todos os algarismos corretamente e, desta forma, não terá dor de cabeça.
Após o envio, sempre visualize o comprovante. Também é muito importante enviá-lo após realizar alguns pagamentos.
Gostou de saber mais informações sobre o Pix e tudo o que podemos fazer com ele? Fique por dentro de todos os nossos conteúdos seguindo nossas redes sociais.
Sim, é possível! Mas, nem sempre será possível receber o valor de volta, mesmo que você entre em contato com o banco.
Não, apesar do Banco Central ter lançado o MED, ainda não é possível cancelar um Pix.
Em alguns casos, sim! Quando você conhece a pessoa que transferiu, pode pedir para que envie o dinheiro de volta, ou entrar em contato com o banco, mas não é garantido.
Sim! Basta colocar chaves Pix diferentes que será possível realizar a transferência.