Trabalhador que sacar FGTS retido vai sair do Saque-Aniversário ou não?
Nesta sexta-feira (28), o governo deve assinar uma Medida Provisória (MP) que libera o saque do FGTS retido para quem aderiu ao Saque-Aniversário e foi demitido sem justa causa desde janeiro de 2020.
No entanto, há controvérsias sobre a permanência na modalidade, já que o ministro do Trabalho afirmou que quem sacar pode perder o direito ao Saque-Aniversário.
Confira a seguir as declarações do governo, os impactos para quem tem FGTS retido e o que você deve considerar antes de decidir sacar.
|
Confira as melhores soluções
meutudo para você |
|||
|---|---|---|---|
| Produto | Taxa a partir de | Pagamento | |
| Antecipação Saque-aniversário | 1,79% a.m | antecipe a partir de R$50 | |
| Simular | |||
O que você vai ler neste artigo:
Resumo da notícia
- Governo assinará MP liberando saque do FGTS retido para quem aderiu ao Saque-Aniversário e foi demitido sem justa causa desde janeiro de 2020.
- Medida deve liberar cerca de R$ 12 bilhões do FGTS para trabalhadores demitidos sem justa causa, proporcionando alívio financeiro.
- Ministro do Trabalho afirmou que quem sacar FGTS retido sairá automaticamente do Saque-Aniversário, gerando incertezas sobre a permanência na modalidade.
- Governo afirma oficialmente que saque do FGTS retido não resultará na exclusão automática do Saque-Aniversário, trazendo divergências de informações e incertezas para os trabalhadores.
- Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando sobre assuntos financeiros e sociais, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.
MP sobre mudanças no Saque-Aniversário será assinada hoje
O Governo Federal deve assinar, nesta sexta-feira (28), uma Medida Provisória (MP) que altera as regras do Saque-Aniversário.
A medida deve liberar cerca de R$ 12 bilhões do FGTS para trabalhadores que aderiram à modalidade e foram demitidos sem justa causa desde janeiro de 2020 até hoje.
De acordo com o governo, a proposta busca corrigir uma das principais críticas ao Saque-Aniversário: a restrição do acesso integral ao saldo do FGTS em caso de demissão.
Com a MP, esses trabalhadores poderão sacar o valor retido, garantindo um alívio financeiro para aqueles que ficaram sem emprego nos últimos anos.
Além disso, a MP deve trazer ajustes no Consignado privado, tornando-o mais acessível e atrativo para trabalhadores e instituições financeiras.
Leia também: Garantia do FGTS no Consignado privado: como funciona?
No entanto, a possibilidade de retirada do saldo retido gerou incertezas sobre a permanência na modalidade, principalmente após declarações do ministro do Trabalho.
Quem sacar FGTS retido sairá do Saque-Aniversário, diz ministro
As dúvidas em torno da Medida Provisória cresceram após declarações do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Em entrevista ao jornal O Globo, na última quarta-feira (26), ele afirmou que o trabalhador que optar pelo saque do saldo retido do FGTS sairá automaticamente do Saque-Aniversário.
Ao ser questionado se os trabalhadores beneficiados pela MP perderiam o direito à modalidade, Marinho respondeu:
“Lógico. As pessoas não estão dizendo que foram enganadas? Agora, elas serão informadas na carteira de trabalho digital. Se depois de dois anos quiserem voltar para o Saque-Aniversário, não reclamem depois.”
De acordo com o ministro, essa medida faz parte de uma estratégia do governo para reduzir gradualmente a adesão ao Saque-Aniversário.
A justificativa dele é que a modalidade enfraquece a função original do FGTS, que é servir como proteção financeira ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa.
A declaração gerou preocupação, principalmente para aqueles que utilizam a modalidade Saque-Aniversário como parte do planejamento financeiro.
Além disso, a saída automática da modalidade pode afetar contratos de Antecipação saque-aniversário, impactando trabalhadores que já contrataram ou pretendem contratar.
Portais de notícia e canais oficiais do governo afirmam o contrário
Apesar da afirmação do ministro, o Governo Federal divulgou em fontes oficiais informações diferentes, garantindo que o saque do FGTS retido não resultaria na exclusão automática do Saque-Aniversário.
Segundo uma publicação no portal oficial do Ministério do Trabalho e Emprego, a Medida Provisória não altera as regras da modalidade, e trabalhadores que optarem pelo saque continuarão podendo acessar anualmente uma parte do saldo do FGTS.
Em trecho da nota oficial, o governo esclarece:
“O trabalhador que optar por sacar o saldo retido do FGTS poderá permanecer na modalidade do Saque-Aniversário normalmente. Não há qualquer previsão na MP que determine a exclusão automática.”
Essa divergência entre a fala do ministro e o posicionamento oficial do governo gerou incertezas entre os trabalhadores.
Afinal, o trabalhador vai perder o Saque-Aniversário ou não?
Diante das informações conflitantes, a orientação mais segura é seguir os comunicados oficiais do governo, que afirmam que quem sacar o saldo retido do FGTS não perderá automaticamente o Saque-Aniversário.
Embora o ministro do Trabalho tenha declarado que os trabalhadores serão retirados da modalidade caso realizem o saque, os canais oficiais do governo garantem que a MP não prevê essa exclusão automática.
No entanto, é fundamental que cada trabalhador acompanhe atentamente as atualizações e leia todas as regras da MP antes de decidir sacar.
Como se trata de uma Medida Provisória, o texto ainda pode passar por alterações antes de se tornar definitivo.
Se você pretende sacar o saldo retido no FGTS, verifique todas as condições para evitar surpresas e não comprometer seu planejamento financeiro.
Além disso, fique atento a como essa decisão pode impactar contratos de Antecipação saque-aniversário, principalmente se houver parcelas em andamento que utilizam esse dinheiro como forma de pagamento.
Estar bem informado é fundamental para tomar decisões. Por isso, consulte fontes oficiais, acompanhe as mudanças e leia os detalhes da MP antes de realizar qualquer saque.
Para continuar acompanhando as novidades sobre o FGTS retido e outros temas de seu interesse, inscreva-se aqui no formulário e receba nossos conteúdos semanalmente em seu e-mail.
Perguntas frequentes
Sacar o FGTS retido cancela automaticamente o Saque-Aniversário?
De acordo com o Governo Federal, não. A Medida Provisória não prevê a exclusão automática do Saque-Aniversário para quem sacar o saldo retido do FGTS. No entanto, é importante ficar atento, pois como uma MP, as regras e condições podem ser alteradas.
Como confirmar se posso sacar o FGTS retido sem perder o Saque-Aniversário?
Para confirmar se pode sacar o FGTS retido sem perder o Saque-Aniversário, é importante que você acompanhe os comunicados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego e leia os detalhes da MP antes de realizar o saque.
Se eu sair do Saque-Aniversário ao sacar o FGTS retido, posso voltar depois?
De acordo com pronunciamento do governo, sim. Porém, caso a exclusão automática aconteça, pode ser necessário aguardar dois anos para aderir novamente ao Saque-Aniversário, de acordo com o que afirmou o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Quem pode sacar o FGTS retido com a nova MP?
De acordo com o esperado para a nova Medida Provisória, podem sacar o FGTS retido os trabalhadores que aderiram ao Saque-Aniversário e foram demitidos sem justa causa entre janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025.
Aplicativo bem fácil de usar
Comentário retirado da nossa pesquisa de satisfação 14/04/2023Atenção e o respeito à minha necessidade
Comentário retirado da nossa pesquisa de satisfação 07/03/2023É um aplicativo muito bom e tudo que tem nele é verdade, não fake news
Comentário retirado da nossa pesquisa de satisfação 30/01/2023Achei muito rápido, sem tanta burocracia
Comentário retirado da nossa pesquisa de satisfação 08/03/2023