cedula de credito bancario

O que é a Cédula de Crédito Bancário?

Desde que anunciamos a parceria revolucionária com a Parati Financeira, o que permitiu nosso crédito próprio, temos recebido várias perguntas sobre a Cédula de Crédito Bancário, também conhecida como CCB. Por isso, preparamos esse post para tirar todas as dúvidas sobre a CCB: o que é, para que serve, de que é composta, quem pode emitir, etc. Quer saber mais? Fica até o final!

O que é e pra que serve a CCB?

A Cédula de Crédito Bancário é título de crédito emitido, por pessoa física ou jurídica, em favor de instituição financeira ou de entidade similar e representa a promessa de pagamento em dinheiro, decorrente de operação de crédito, de qualquer modalidade.

Em resumo, a CCB serve para formalizar a existência de um empréstimo e atestar que este será devidamente pago. Dessa forma, a CCB precisa ser emitida por uma instituição financeira; e no caso do Crédito Consignado, essa instituição necessariamente precisa estar credenciada junto a DataPrev.

Outro fator importante, é que a CCB pode ser assinada de forma digital. O que permite a redução significativa na burocracia, agilizando e digitalizando a contratação de crédito no Brasil. Graças a essa modernização, fintechs como o MEU TUDO conseguem oferecer taxas mais baixas; pois nossos processos são feitos inteiramente online.

De que é composta a Cédula de Crédito Bancário?

Existem alguns fatores e especificações necessárias para a emissão da Cédula de Crédito Bancário. Por lei, são exigidos os seguintes pontos:

I – o local e a data de emissão;

II – o nome do depositante da Cédula de Crédito Bancário;

III – o nome da instituição financeira emitente;

IV – a denominação “Certificado de Cédula de Crédito Bancário – CCB”;

V – a expressa indicação da respectiva cédula ou cédulas sob as quais tiver sido emitido, o valor de principal, os encargos convencionados e a época de amortização, total ou parcial, e o vencimento final;

VI – o nome dos emitentes devedores das Cédulas de Crédito Bancário; e

VII – o lugar e as datas de pagamento do resgate de principal e dos encargos das Cédulas de Crédito Bancário.

Qual a diferença entre contrato e CCB?

Existem alguns pontos que diferenciam a cédula de crédito bancário de outros contratos de produtos financeiros. O primeiro é que ela é um título de crédito transferível, isto é, a CCB pode ser portada para um novo credor, mesmo que este não seja uma entidade financeira. Para isso, é necessário que o credor original, (o banco que cedeu o empréstimo) esteja de acordo e conceda essa transferência.

O segundo ponto, é que ela pode ser internacionalizada. Isto é, pode ser emitida em negócios fora do país, com bancos estrangeiros, por exemplo. Isso aumenta a concorrência bancária no Brasil, o que diminui o custo do crédito. Nessa modalidade, o pagamento pode ser feito em moeda estrangeira ou em reais.

Além disso, por ser um título executivo extrajudicial, a instituição financeira credora pode acionar o devedor sem precisar entrar na justiça em casos de inadimplência. O que, mais uma vez, reduz a burocracia envolvida no empréstimo. E garante que o recurso emprestado seja devidamente retornado ao banco.

Cuidados antes de assinar a CCB

Assim como em qualquer outro título ou contrato, a CCB requer alguns cuidados necessários antes de assinar. É importantíssimo conferir os dados pessoais, as informações financeiras contratadas na operação, checar as cláusulas e multas que podem ser aplicadas.

Caso existam dúvidas sobre alguma cláusula, é sempre importante a consulta junto a instituição contratada. Nunca assine a CCB, se ela não estiver preenchida. E por fim, quanto a assinatura, é importante verificar se a instituição financeira assinou o contrato, mesmo que a operação tenha sido intermediada por um correspondente bancário, por exemplo.

Quer um empréstimo consignado?

O mundo financeiro é cheio de siglas e nomenclaturas próprias, mas esperamos ter conseguido esclarecer suas dúvidas sobre a Cédula de Crédito Bancário. É muito importante verificar se tudo está conforme antes de assinar, ao solicitar o seu empréstimo ou cartão de crédito consignado.

Ao contratar conosco, a CCB será emitida em nome da Parati Financeira, que está credenciada junto ao INSS para realizar os descontos das parcelas dos contratos de empréstimo consignado do MEU TUDO. Aqui trabalhamos para oferecer as menores taxas do mercado, pois nosso objetivo é que você economize! Quer saber mais? Faça o seu cadastro no site ou aplicativo, simule, compare e comprove!