Receita identifica 498 mil contribuintes na malha fina e envia cartas de aviso em outubro
ou continuar depois.
A Receita Federal identificou cerca de 498 mil contribuintes que caíram na malha fina por conta de pendências ou erros nos dados informados na declaração do Imposto de Renda 2026.
Quem está na malha fina receberá carta da Receita até 20/10 e pode fazer a regularização entregando a declaração retificadora.
Se você está se perguntando “como saber se estou na malha fina da Receita Federal?”, a consulta também pode ser feita online, pelo portal e-CAC ou pelo app Receita Federal.
A seguir, você acompanha mais detalhes sobre a carta de aviso da malha fina, aprende os passos para consultar a situação da declaração e os prazos para regularização. Confira!
|
Confira as melhores soluções
meutudo para você |
|||
|---|---|---|---|
| Produto | Taxa a partir de | Pagamento | |
| Empréstimo Consignado | 1,39% a.m | 2 a 108 parcelas | |
| Antecipação Saque-aniversário | 1,79% a.m | antecipe a partir de R$50 | |
| Consignado Privado CLT | 1,89% a.m. | parcelamento em até 96x | |
| Simular | |||
O que você vai ler neste artigo:
Resumo em 1 minuto
A Receita Federal identificou cerca de 498 mil contribuintes na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 e enviará cartas de aviso até 20 de outubro para que regularizem suas pendências voluntariamente, evitando multas e atrasos na restituição. A notificação visa corrigir erros ou inconsistências antes de intimações oficiais, e a consulta pode ser feita online pelo portal e-CAC ou pelo aplicativo Receita Federal.
- Número de contribuintes na malha fina: 498.487
- Prazo para envio da carta de aviso: até 20 de outubro de 2026
- Canais oficiais para consulta e regularização: portal e-CAC e aplicativo Receita Federal
- Requisito para acesso aos serviços online: conta gov.br com nível prata ou ouro
Quem recebe a carta e qual o prazo de envio?
Pessoas que enviaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2026 com erros ou inconsistências e caíram na malha fina, receberão a carta de aviso para autorregularização até o dia 20 de outubro.
O total de 498.487 contribuintes receberão a notificação da Receita Federal, segundo a Agência Brasil.
Fique no topo com a meutudoAdicione a meutudo como preferência de fonte de busca no seu GoogleO objetivo das cartas é chamar os contribuintes a corrigir as divergências da sua declaração do Imposto de Renda de forma voluntária, antes da intimação ou notificação oficial.
A regularização antecipada reduz consideravelmente os riscos de multas ou atrasos no pagamento da restituição do IR.
Como a Receita notifica quem caiu na malha fina
Além da carta de notificação, a Receita também notifica os contribuintes através do portal e-CAC e do aplicativo Receita Federal (antigo Meu Imposto de Renda).
A consulta também pode ser feita voluntariamente por esses canais, a qualquer momento.
É importante lembrar que a Receita Federal não envia mensagens de texto, de WhatsApp ou e-mails pedindo dados ou valores, ou solicitando a regularização da situação.
Recentemente, golpistas têm usado esses métodos para roubar dados e valores das vítimas, usando mensagens e links falsos.
Por isso, atente-se e faça todos os procedimentos somente pelos canais oficiais, como o portal e-CAC, o portal gov.br e o aplicativo Receita Federal.
Como consultar sua situação no Meu Imposto de Renda online
A consulta do status da declaração do Imposto de Renda pode ser feita através do e-CAC (Meu Imposto de Renda online) ou do aplicativo Receita Federal.
Importante: A sua conta gov.br precisa ter nível prata ou ouro para acessar esses serviços.
Confira como fazer:
Portal e-CAC:
- Acesse o portal e-CAC oficial
- Selecione “Entrar com gov.br” e use os dados cadastrados para acessar
- Clique em “Meu Imposto de Renda” no canto superior esquerdo da tela
- Selecione a opção “meu IRPF 2026”
- Confira o status da declaração
Aplicativo Receita Federal:
- Baixe o aplicativo Receita Federal e entre com os dados da conta gov.br
- Selecione a opção “Meu Imposto de Renda”; uma nova aba será aberta
- Clique em “IRPF 2026”
- Confira o status da declaração ao lado do ano
Se constar o status com pendências, então, você deve ler as instruções da Receita Federal e fazer o envio da declaração retificadora com as correções solicitadas.
Quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Entre no canal meutudo no WhatsApp e fique sempre atualizado sobre as novidades!
O que fazer ao receber a carta? Retificar ou aguardar
Se você confirmar que possui pendências na sua declaração, confira todos os valores informados e busque documentos que comprovem as informações prestadas.
Caso você encontre erros ou omissões, basta fazer o envio da declaração retificadora através de algum dos canais oficiais da Receita, não sendo necessário sair de casa.
Essa é uma declaração onde você irá retificar, ou seja, corrigir os dados enviados incorretamente. Para todos os efeitos, ela irá substituir os dados enviados na declaração anterior.
É importante que o procedimento seja feito o quanto antes, evitando possíveis intimações ou notificações oficiais. Isso pode evitar o risco de multas e atrasos na restituição, segundo a Receita.
Os erros mais comuns na declaração incluem:
- Esquecer algum rendimento recebido pontualmente no ano
- Não incluir os rendimentos dos dependentes no IR
- Não informar os rendimentos de aposentadoria quando há mais de uma fonte pagadora
- Informar o ano errado em alguma despesa médica
- Declarar valor diferente do que foi pago em uma despesa médica
- Incluir gastos não dedutíveis como se fossem despesas dedutíveis
- Informar o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) como despesa dedutível
No entanto, caso sua declaração conste “com pendência”, mas você ver que os dados estão corretos, a orientação da Receita é não fazer alterações, nesse caso.
Se essa for a sua situação, o recomendado é apenas ter em mãos os documentos que comprovem as informações prestadas e que foram consideradas divergentes pela Receita, pois você pode precisar comprovar a situação.
Multas e prazos na regularização
Se a correção de declaração gerar imposto a pagar, a multa incide sobre esse valor adicional. Quem corrige antes de ser intimado paga o imposto faltante, mais multa de mora de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20%, e juros pela taxa Selic.
Após intimação oficial, a cobrança sofre multa de ofício de, no mínimo, 75% do imposto não pago, que pode chegar a 150% em casos de fraude ou sonegação.
A declaração retificadora pode ser enviada em até cinco anos, desde que não haja intimação da Receita.
Regularizar espontaneamente previne os riscos de sofrer a cobrança dessas multas, além de outras pendências.
Saiba mais: O que é Lote Residual do Imposto de Renda e como consultar
Mas, depois da intimação, a declaração passa a ser fiscalizada pela Receita, não sendo mais possível corrigi-la livremente. Nesse caso, é necessário apresentar os documentos comprobatórios, e caso haja pendências, é cobrada a multa de ofício.
O objetivo do Projeto Cartas 2026 é permitir que os contribuintes corrijam pendências na declaração antes de receber notificações formais do Fisco.
Caso você tenha dúvidas sobre o status da sua declaração do Imposto de Renda, pode consultar sem sair de casa a qualquer momento, usando os canais oficiais da Receita.
Se este conteúdo foi útil, não deixe de se cadastrar gratuitamente aqui para receber mais artigos informativos semanalmente em seu e-mail.
Aplicativo bem fácil de usar
Comentário retirado da nossa pesquisa de satisfação 14/04/2023Atenção e o respeito à minha necessidade
Comentário retirado da nossa pesquisa de satisfação 07/03/2023É um aplicativo muito bom e tudo que tem nele é verdade, não fake news
Comentário retirado da nossa pesquisa de satisfação 30/01/2023Achei muito rápido, sem tanta burocracia
Comentário retirado da nossa pesquisa de satisfação 08/03/2023