Escolas brasileiras iniciam o ano letivo com restrição ao uso de celulares

notícias
4 min leitura
4 min leitura
Publicação:
O uso de celulares está proibido em escolas públicas e privadas do Brasil, com exceção para atividades pedagógicas autorizadas.

O ano letivo de 2025 começa com uma nova regra: o uso de celulares está proibido em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A medida faz parte da Lei Federal n.º 15.100, sancionada em janeiro, que restringe o uso de dispositivos eletrônicos durante aulas, recreios e intervalos.

O uso pedagógico, autorizado por professores, continua permitido. A lei já está em vigor, mas ainda gera dúvidas na comunidade escolar.

Continue lendo para entender as novas regras da lei, seu impacto na educação e saiba agora o que muda na rotina escolar.

Confira as melhores soluções
meutudo para você
Produto Taxa a partir de Pagamento
Empréstimo Consignado 1,39% a.m 2 a 108 parcelas
Antecipação Saque-aniversário 1,79% a.m antecipe a partir de R$50
Simular
Resumo da notícia
  • Ano letivo de 2025 inicia com proibição do uso de celulares em escolas públicas e privadas de todo o Brasil, conforme Lei Federal n. 15.100.
  • Uso pedagógico dos celulares é permitido, desde que autorizado pelos professores, em atividades específicas.
  • Restrição se estende a tablets, smartwatches conectados à internet, com o objetivo de diminuir distrações em ambiente escolar.
  • Ministério da Educação destaca que uso excessivo de telas prejudica concentração, desempenho acadêmico e saúde mental dos jovens.
  • Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando sobre assuntos financeiros e sociais, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.
Este resumo foi útil?
Obrigado por avaliar!

Uso de celulares nas escolas

A Lei Federal n.º 15.100 proíbe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis em escolas públicas e privadas de educação básica.

A restrição vale para o período de aulas, recreios e intervalos, com exceção para uso pedagógico, quando autorizado por professores.

Leia: Como saber se tenho direito ao Cartão Material Escolar​

A lei também se aplica a tablets e smartwatches conectados à internet, reforçando o objetivo de reduzir distrações no ambiente escolar.

Cada escola terá autonomia para definir como aplicar a nova regra, em parceria com pais, professores e alunos.

Por que o uso de celulares foi proibido?

O Ministério da Educação (MEC) aponta que o uso excessivo de telas prejudica a concentração, o desempenho acadêmico e a saúde mental dos jovens.

Pesquisas mostram que o uso do celular em sala de aula aumenta a distração, reduz a interação social e está ligado a casos de ansiedade e depressão.

Entenda: Sintomas de ficar muito tempo no celular e cuidados

Dados do Programa de Avaliação de Estudantes (PISA) indicam que 8 em cada 10 alunos brasileiros se distraem com o celular durante as aulas.

O objetivo da lei é promover um ambiente escolar mais focado no aprendizado e na interação entre alunos e professores.

Quer receber notícias gratuitas em seu e-mail? Preencha este formulário e receba os destaques do mundo financeiro!

Quando o uso de celulares é permitido?

Apesar da restrição, o uso de celulares continua permitido para fins pedagógicos, quando autorizado pelo professor em atividades específicas.

Casos de emergência, questões de saúde e situações de acessibilidade também permitem o uso do celular com a orientação da escola.

Saiba: Como usar o FGTS na mensalidade escolar

Em escolas que utilizam recursos digitais, o celular pode ser usado como ferramenta de apoio, desde que previsto no planejamento pedagógico.

O MEC recomenda que o uso de dispositivos eletrônicos seja feito, sempre que possível, com equipamentos da própria escola.

Como as escolas vão implementar a nova lei?

Cada instituição de ensino poderá definir suas próprias regras para o cumprimento da lei, em diálogo com a comunidade escolar.

Algumas escolas já orientam os alunos a manter os celulares desligados dentro das mochilas ou armazenados em armários individuais.

Aprenda: Como etiquetar material escolar

O MEC também disponibilizou manuais com orientações para apoiar as escolas na implementação da nova medida.

A fiscalização do cumprimento da lei será feita pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, mas não estão previstas multas para as escolas.

Impactos da nova lei na educação e na vida dos alunos

A expectativa é que a proibição do uso de celulares estimule a socialização, o engajamento em sala de aula e o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

O Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (SINPRORIO) destaca que o controle do uso de dispositivos eletrônicos contribui para o foco nas atividades escolares.

Para crianças pequenas, o MEC recomenda atividades que estimulem a criatividade e o desenvolvimento motor, sem o uso de telas.

Confira: Onde comprar material escolar barato na volta às aulas

Além disso, a medida busca proteger os alunos dos riscos do ambiente digital, como o cyberbullying e a exposição a conteúdos inadequados.

Para mais informações, os pais e responsáveis podem acessar o Portal do Ministério da Educação e consultar a secretaria da escola onde o aluno está matriculado.
Quer continuar aprendendo sobre o mundo financeiro com nossos conteúdos? Cadastre-se gratuitamente aqui para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Isto foi útil?
Obrigado por avaliar!
Ainda tem dúvidas?
FAQ

Perguntas frequentes

O uso de celulares está totalmente proibido nas escolas?

Não, o uso de celulares é permitido para fins pedagógicos, quando autorizado por professores, e em casos de emergência.

Ainda tem dúvidas?

A nova lei também proíbe o uso de tablets e smartwatches?

Sim. A nova lei aplica uma restrição ao uso de dispositivos eletrônicos portáteis, incluindo tablets e relógios inteligentes para melhorar o foco dos estudantes durante a aula.

Ainda tem dúvidas?

Como as escolas vão controlar o uso dos celulares?

Cada escola terá autonomia para definir regras internas, como o armazenamento dos celulares em armários ou manter desligados nas mochilas.

Ainda tem dúvidas?

Existe alguma punição para quem descumprir a nova lei nas escolas?

A lei que proíbe o uso de celulares nas escolas não prevê multas. A fiscalização será feita pelas Secretarias de Educação, e as escolas irão definir as sanções internas.

Ainda tem dúvidas?

O que os pais devem fazer para apoiar a nova lei?

Os pais e responsáveis devem estar cientes das regras da escola, reforçar a importância da medida em casa e orientar os filhos sobre o uso consciente da tecnologia.

Ainda tem dúvidas?
Kamilla Aires Kamilla Aires

Kamilla Aires é formada em Publicidade e Propaganda e faz parte da meutudo desde 2021. Iniciou sua trajetória no time de Customer, onde teve contato com o mercado financeiro, e hoje integra o time de redatores SEO. Gosta de escrever sobre crédito, finanças pessoais e temas relacionados à educação financeira. Quando não está escrevendo, divide o tempo entre explorar novos lugares e maratonar suas séries favoritas.

1281 artigos escritos