Pé-de-Meia ampliado: Governo inclui jovens do CadÚnico e EJA
O governo federal anunciou uma ampliação significativa no programa Pé-de-Meia, voltado para manter jovens de baixa renda no ensino médio.
Com a inclusão de mais 1,2 milhão de beneficiários, o programa agora abrange todos os estudantes de famílias cadastradas no CadÚnico e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A ampliação do programa social é parte de um esforço contínuo para combater o abandono escolar e promover a inclusão social.
Confira quem poderá participar a partir de agora e mais detalhes sobre esse importante passo para a educação.
|
Confira as melhores soluções
meutudo para você |
|||
|---|---|---|---|
| Produto | Taxa a partir de | Pagamento | |
| Antecipação Saque-aniversário | 1,79% a.m | antecipe a partir de R$50 | |
| Simular | |||
O que você vai ler neste artigo:
Resumo da notícia
- Governo ampliou o programa P-de-Meia para incluir mais 1,2 milhão de beneficiários, abrangendo jovens de famílias do CadÚnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Novos beneficiários, de 14 a 24 anos, começarão a receber os pagamentos em agosto, conforme o calendário divulgado pelo Ministério da Educação.
- Objetivo do programa é democratizar o acesso à educação, oferecendo apoio financeiro para manter jovens na escola, com incentivos de frequência, matrícula e conclusão do ensino médio, além de participação no Enem.
- Para receber as parcelas, os estudantes precisam atender a critérios como frequência escolar mínima de 80%, matrícula anual e aprovação nas avaliações.
- Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando sobre assuntos financeiros e sociais, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.
Quem são os novos beneficiários?
A expansão do Pé-de-Meia inclui todos os jovens de 14 a 24 anos de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Anteriormente, o benefício era limitado, mas agora se estende a todos os estudantes que se enquadram nessa categoria, incluindo aqueles matriculados na EJA.
Leia mais: Quem fizer o Enem 2024 pode receber benefício de R$ 200
O Ministério da Educação confirmou que os novos beneficiários começarão a receber os pagamentos em agosto.
Confira o calendário a seguir:
- Nascidos em janeiro ou fevereiro: 26 de agosto
- Nascidos em março ou abril: 27 de agosto
- Nascidos em maio ou junho: 28 de agosto
- Nascidos em julho ou agosto: 29 de agosto
- Nascidos em setembro ou outubro: 30 de agosto
- Nascidos em novembro ou dezembro: 2 de setembro
Os depósitos serão realizados em contas na Caixa Econômica Federal, acessíveis pelo aplicativo Caixa Tem.
Quer receber nossas notícias gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba uma seleção de conteúdos meutudo quinzenalmente!
Objetivos e funcionamento
O principal objetivo do Pé-de-Meia é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social.
Ao oferecer apoio financeiro, o programa busca manter os jovens na escola, aumentando suas chances de concluir o ensino médio e, consequentemente, melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho.
A iniciativa é fundamental para jovens com renda per capita de até R$ 218,00 por mês, e oferece três tipos principais de incentivos.
Incentivo de frequência
Os estudantes recebem parcelas mensais de R$ 200,00, com um total de R$ 1.600,00 em 2024, distribuídos em oito parcelas.
A partir de 2025, o valor anual será de R$ 1.800,00, com nove parcelas. Para receber o benefício, é necessário ter uma frequência mínima de 80% nas aulas.
Incentivo de matrícula
Um bônus de R$ 200,00 é pago por matrícula no ensino médio. Em 2024, o pagamento ocorreu entre 26 de março e 3 de abril.
Conclusão do ensino médio e participação no Enem
Os alunos que concluírem o ano letivo com aprovação e participação nas avaliações receberão R$ 1.000,00.
Adicionalmente, estudantes do terceiro ano que participarem do Enem ganharão R$ 200,00 extras, com depósitos previstos para o período entre 23 de dezembro e 3 de janeiro de 2025.
Saiba mais: Quem tem direito a receber os benefícios sociais?
Requisitos para recebimento
Para garantir o recebimento de todas as parcelas, os estudantes devem atender a critérios como:
- Frequência escolar mínima de 80%
- Matrícula no início de cada ano letivo
- Aprovação ao final do ano
- Participação nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
- Participação no Enem ou no Encceja, para alunos da EJA
O crescimento do programa Pé-de-Meia é um passo importante para garantir que mais jovens permaneçam na escola, contribuindo para a redução da desigualdade social no Brasil.
Com o aumento do número de beneficiários, o governo espera que mais estudantes possam concluir seus estudos e alcançar melhores oportunidades.
Leia também: Como conseguir Auxílio Estudantil?
Para receber mais notícias como essa, inscreva-se em nosso formulário e receba quinzenalmente direto no seu e-mail.
Perguntas frequentes
Quem pode se beneficiar do programa Pé-de-Meia?
Quem pode se beneficiar do programa Pé-de-Meia?Todos os estudantes de 14 a 24 anos de famílias inscritas no CadÚnico, incluindo alunos da EJA, são elegíveis para o programa.
Qual é o valor do incentivo de frequência?
Qual é o valor do incentivo de frequência?O valor é de R$ 200,00 por mês, totalizando R$ 1.600,00 em 2024 e R$ 1.800,00 a partir de 2025.
O que é necessário para receber o benefício?
Para receber o benefício é necessário estar inscrito no programa Auxílio Brasil e comprovar a condição de indígena.
Como acessar o benefício?
Os valores serão depositados em contas da Caixa Econômica Federal, acessíveis pelo aplicativo Caixa Tem.