risco do consignado

Quais os riscos ao contratar um empréstimo consignado?

Os riscos ao contratar um empréstimo consignado devem ser considerados desde a assinatura da proposta até o pagamento do empréstimo. Por isso, é importante trazer mais segurança a essa decisão.

Aposentados e pensionistas do INSS têm encontrado saída no empréstimo consignado para driblar os desafios do período de pandemia. Mas, é preciso conhecer os riscos envolvidos em cada operação e como essa opção de crédito pode te ajudar melhor.

Riscos do empréstimo consignado

O empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS é uma boa oportunidade de crédito por oferecer as melhores vantagens. 

Ele tem riscos muito baixos tanto para quem contrata, como para os bancos que oferecem essa modalidade de crédito, já que o valor das parcelas é deduzido diretamente da folha de pagamento.

Mesmo com o risco baixo, é importante ficar atento para algumas situações que podem acontecer com o empréstimo consignado e como você pode evitá-las.

Comprometer a renda

Já para proteger os aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, só é possível comprometer 30% do seu benefício com empréstimos. Para isso tem a margem consignável. 

Hoje esse valor é limitado a 35% da renda mensal líquida e dividida entre os gastos com empréstimo e o cartão consignado. A margem para empréstimo é de 30% e do cartão 5%.

Mas mesmo com a margem é preciso saber que se for atingido o máximo do percentual permitido você estará comprometendo 30% da sua renda. Dessa forma, terá o risco de receber um valor menor no benefício.

Por isso, é essencial avaliar sua renda antes de fazer a contratação do empréstimo consignado para não comprometê-la, pois desse modo, você estaria perdendo a sua capacidade financeira de manter as coisas sob controle.

Cair em golpes

Trabalhamos todos os dias para combater fraudes que ocorrem no empréstimo consignado. Nosso trabalho é feito de forma transparente e segura, justamente para evitar este tipo de risco.

Mas para se proteger confira as seguintes dicas:

  • Desconfie de golpe se pedirem o pagamento antecipado de alguma taxa, 
  • Não aceite intermediação de pessoas que dizem garantir a efetividade do seu empréstimo,
  • Não assine nada sem que antes você tenha lido e sanado todas as dúvidas do contrato, 
  • Não forneça a senha do cartão de crédito e do banco.

Como fazer para reduzir ainda mais os riscos

Ao fazer um empréstimo consignado, é importante analisar cada detalhe. Além do valor contratado, existem as taxas dos juros, o imposto sobre operações de crédito (IOF), tributos, entre outros custos apontados no contrato. Veja como conferir mais sobre o empréstimo antes de contratar.

Pesquise e compare as melhores taxas

Como cada instituição possui taxas próprias e regras específicas, é possível comparar as condições para o empréstimo consignado antes de contratar. 

É possível conferir as tarifas e simular os valores para decidir qual a melhor oportunidade para contratar.

Confira como comparar as taxas das instituições e decidir a melhor tarifa.

Simular antes de contratar

Na hora de decidir onde fazer seu empréstimo consignado, é preciso pesquisar e estar atento às ofertas. O MEU TUDO busca descomplicar ao máximo sua contratação. Em nossa plataforma, não temos letras miúdas e prezamos pela transparência em toda a operação!

Antes de contratar, você pode simular e ver as oportunidades disponíveis para o seu perfil. Veja aqui como simular seu empréstimo consignado no MEU TUDO.

Essas ofertas são calculadas de acordo com sua margem livre e o tipo de operação escolhida. Pelo site ou aplicativo, é possível realizar a simulação e ver os valores disponíveis, assim como os juros e parcelas.

Ajude outras pessoas

Compartilhe com seus amigos que precisam de um empréstimo consignado seguro, descomplicado e 100% online, com taxas a partir de 1,09% a.m.

Cadastre agora