cobrança indevida

Cresce reclamações de cobrança indevida de consignados

O aumento da procura por empréstimo consignado trouxe também o crescimento nas reclamações. Uma das principais queixas apresentadas pelos consumidores foi a cobrança indevida de consignados

Em novembro, o Procon-SP observou um aumento de 887% nas reclamações de cobrança de crédito consignado, isso comparando com os números do mesmo mês em 2019. No total foram 829 queixas, contra 84 do ano passado.

Ao todo, entre janeiro e novembro de 2019, foram cerca de 2.200 queixas contra o crédito consignado. Em 2020 esse número subiu 137%, com 5.426 reclamações no total, até novembro deste ano.

Simule e compare
O MEU TUDO tem a menor taxa do ano inteiro! Sem pegadinha.

Como reclamar de cobrança indevida de consignado

O Procon de SP ressalta que é muito importante fazer a reclamação sempre que o consumidor observar qualquer desconto indevido no seu benefício, relacionado a um empréstimo que não foi contratado.

Se você for vítima de uma cobrança indevida de consignado você deve tomar algumas medidas, veja a seguir:

1 – Ao constatar um desconto no seu benefício referente a um empréstimo que não contratou, é preciso entrar em contato com a instituição financeira que está fazendo a cobrança. Essa informação está indicada no seu extrato de consignados.

2 – Também é fundamental fazer a reclamação com o Procon da sua região, no consumidor.org e no Banco Central.

3 – Entrar em contato com a ouvidoria do INSS no site: inss.gov.br/ouvidoria ou pelo telefone 135.

Caso a situação não seja resolvida, a última ação a ser tomada é entrar na justiça para tentar o ressarcimento ou cancelamento das cobranças.

Cuidados ao contratar empréstimo consignado

Sempre tenha em mente que é importante saber tudo sobre o empréstimo consignado para não ser enganado. Estar sempre conferindo o seu extrato do benefício do Meu INSS é algo muito importante e deve se tornar um hábito.

A seguir confira mais alguns dicas importantes para se observar antes de contratar:

  • Importante estar atento às ligações que oferecem crédito e não informar dados pessoais, nem bancários.
  • Também não se deve entregar o cartão de banco/beneficiário ou qualquer documento para desconhecidos ou terceiros.
  • Para obter o crédito consignado não é necessário contratar outro produto ou serviço do banco ou financeira que está oferecendo o empréstimo. Essa prática é chamada de venda casada e, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é considerada abusiva.
  • O banco deve fornecer todas as informações prévias sobre o seu empréstimo consignado. Como: valor total financiado com e sem juros, taxa mensal e anual de juros, acréscimos tributários, quantidade e periodicidade das prestações. 
  • Todos estes dados devem constar do contrato, assim como a identificação e assinatura das partes. Uma via deste documento deve sempre ser entregue ao consumidor.

Faça um consignado com segurança 

O MEU TUDO mantém os clientes atualizados com todas as informações a respeito do assunto, levando uma experiência segura, online e livre de fraudes. Com transparência e segurança, usamos tecnologia avançada para preservar os seus dados e jamais fazemos contratação sem a solicitação do cliente.

O cadastro e contratação são feitos pelo próprio consumidor onde ele pode escolher a melhor opção e conferir todas as informações sobre o empréstimo.

Desde o início de todo o processo até o recebimento do pagamento, são enviadas mensagens informando sobre o andamento do empréstimo. Além de um time de atendimento que está à disposição para ajudar caso surja alguma dúvida. 

Acesse o site do MEU TUDO e saiba mais como funcionamos. Faça sua simulação e comprove a melhor taxa, sem pegadinha, de empréstimo consignado.

Ajude outras pessoas

Compartilhe com seus amigos que precisam de um empréstimo consignado seguro, descomplicado e 100% online, com taxas a partir de 1,09% a.m.

Cadastre agora