São Paulo sofre aumento nas tarifas de ônibus intermunicipais e suburbanos
Desde a última segunda-feira (1º), as passagens dos ônibus intermunicipais rodoviários e suburbanos que circulam no estado de São Paulo, administrados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), sofreram um aumento de 10%.
Esse reajuste, publicado no Diário Oficial na última sexta-feira (28), já está em vigor, afetando milhares de passageiros que dependem desse meio de transporte diariamente.
Entenda a seguir mais detalhes sobre o reajuste, motivações do aumento e quais empresas de transporte são afetadas com a medida.
|
Confira as melhores soluções
meutudo para você |
|||
|---|---|---|---|
| Produto | Taxa a partir de | Pagamento | |
| Empréstimo Consignado | 1,39% a.m | 2 a 108 parcelas | |
| Portabilidade Consignado | 1,39% a.m | 60 a 108 parcelas | |
| Antecipação Saque-aniversário | 1,79% a.m | antecipe a partir de R$50 | |
| Simular | |||
O que você vai ler neste artigo:
Resumo da notícia
- Tarifas de ônibus intermunicipais e suburbanos em SP aumentaram 10% desde 1º de julho pela Artesp.
- Reajuste afeta passageiros diários; ônibus rodoviários e suburbanos foram incluídos.
- Artesp também autorizou aumento anual de pedágios em rodovias estaduais, variando até 4,48%.
- Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando sobre assuntos financeiros e sociais, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.
Detalhes do reajuste
O reajuste de 10% foi aplicado tanto aos ônibus rodoviários quanto aos suburbanos.
Os ônibus rodoviários, que operam em terminais rodoviários ou agências de vendas de passagens, possuem características específicas como bagageiro externo e poltronas individuais e numeradas.
Por outro lado, os ônibus suburbanos têm cobrança de passagem dentro do veículo, não possuem lugares numerados e contam com portas independentes para embarque e desembarque de passageiros, permitindo o transporte de passageiros em pé.
Esse aumento afeta diretamente os usuários que dependem do transporte público para deslocamentos intermunicipais.
Oportunidade: Empréstimo em São Paulo
A medida busca ajustar as tarifas às variações econômicas e aos custos operacionais, mas gera um impacto significativo no orçamento dos passageiros, especialmente daqueles que utilizam o transporte diariamente.
Reajuste nas tarifas de pedágios
Além do aumento nas tarifas de ônibus, a Artesp também autorizou o reajuste anual nas tarifas de pedágios em trechos de rodovias estaduais administrados pelas concessionárias que fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.
Leia também: Melhor banco e menor taxa para antecipar o FGTS
Desde 1º de julho, estas concessionárias já podem aplicar os novos valores. São elas:
- CCR AutoBAn
- Via Colinas
- Ecovias
- Arteris Intervias
- Renovias
- CCR SPVias
- Tebe
- CCR ViaOeste
- CART
- Ecopistas
- CCR RodoAnel
- Rodovias do Tietê
- Rota das Bandeiras
- SPMar
- ViaRondon
- Tamoios
A concessionária Entrevias poderá aplicar o reajuste a partir da meia-noite do primeiro sábado de julho (6).
Quer continuar aprendendo sobre o mundo financeiro com nossos conteúdos? Cadastre-se gratuitamente aqui para recebê-los diretamente em seu e-mail.
Variação dos reajustes
O reajuste de maior valor será aplicado na Tamoios, com um aumento de 4,48%. O menos será aplicado nas rodovias da Tebe, com apenas 0,33%.
Para as demais concessionárias, o reajuste permitido é de até 3,92%.
Esses aumentos levam em conta a recomposição inflacionária dos últimos 12 meses, entre junho de 2023 e maio de 2024, e são baseados no Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme estipulado em cada contrato.
Justificativa para os reajustes
A Artesp justificou os reajustes como necessários para cobrir a recomposição inflacionária e garantir a manutenção e operação das rodovias e dos serviços de transporte.
Esses ajustes são baseados em índices econômicos oficiais e são previstos nos contratos de concessão firmados com as concessionárias.
O aumento das tarifas de ônibus intermunicipais e suburbanos, juntamente com o reajuste das tarifas de pedágio, reflete a necessidade de adaptação às condições econômicas atuais.
Saiba mais: Quais os melhores tipos de investimento para iniciantes?
No entanto, esses reajustes impõem custos adicionais aos usuários do transporte público e das rodovias.
É fundamental que os passageiros estejam cientes dessas mudanças e planejem seus orçamentos de acordo, para evitar prejuízos à sua saúde financeira.
Para mais informações e atualizações do mundo financeiro, inscreva-se no formulário abaixo para receber nossos destaques semanais em seu e-mail.
Perguntas frequentes
Por que as tarifas dos ônibus intermunicipais e suburbanos aumentaram?
As tarifas foram reajustadas em 10% para ajustar os preços às variações econômicas e aos custos operacionais dos serviços de transporte, conforme decisão da Artesp.
Quando os novos valores começaram a valer?
Os novos valores das passagens começaram a valer em 1º de julho de 2024.
Quais concessionárias foram autorizadas a reajustar as tarifas de pedágio?
Entre as concessionárias autorizadas estão CCR AutoBAn, Via Colinas, Ecovias, Arteris Intervias, Renovias, entre outras.
Qual foi o maior e o menor reajuste de pedágio?
O maior reajuste foi de 4,48% na Tamoios, e o menor foi de 0,33% nas rodovias da Tebe.
Como os reajustes são calculados?
Os reajustes consideram a recomposição inflacionária dos últimos 12 meses e são baseados no IGPM e no IPCA, de acordo com os contratos de concessão.