carencia 90 dias

Carência de 90 dias no consignado: o que é e como funciona?

Empréstimo consignado online com taxas a partir de 1,29%, em até 84x.

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) no final do mês de julho recomendou algumas mudanças no empréstimo consignado para aposentado e pensionistas do INSS. As novidades passaram a funcionar, definitivamente, no dia 27/07, de acordo com a publicação no Diário Oficial da União.

Umas dessas medidas foi a carência de 90 dias no consignado para pagamentos de novos empréstimos. Tema que vem gerando muitas dúvidas sobre como de fato irá funcionar e se já está ativa no MEU TUDO. Confira as principais dúvidas sobre ela.

Leia mais: Previdência decide por carência nos pagamentos do consignado

Troque seu consignado
por taxas até 30% mais baixas do que seu empréstimo atual.

Carência 90 dias x Suspensão do Consignado

A definição da carência vem gerando confusão entre os aposentados e pensionistas, que estão confundindo a mudança com a medida sobre a suspensão do consignado. Mas as duas são bem diferentes. Entenda as diferenças:

Carência 90 dias: orienta que créditos consignados tenham prazo de 90 dias para o desconto da primeira parcela, servindo tanto para novos empréstimo como para quem deseja refinanciar.

Suspensão do consignado: medida orienta que os pagamento do consignados sejam suspensos por 120 dias. Mas ainda não foi aprovada, e permanece aguardando a votação na Câmara dos Deputados.

A principal diferença entre elas é que a carência de 90 dias é somente para quem deseja fazer novas contratações. Portanto, quem já possuía consignados anteriores à medida permanece com os descontos em folha normalmente.

Já posso contratar no MEU TUDO?

Para conseguir atender a nova medida os bancos tiveram que se adaptar e fazer algumas mudanças em suas operações. Por este motivo, alguns deles precisaram de um tempo maior para fazer esta adaptação, o que ocasionou uma demora para que as operações já estivessem ativas na plataforma do MEU TUDO.

Agora já é possível escolher contratar com carência pelo MEU TUDO. Atualmente a opção está disponível para contratos do Banco BMG e brevemente será disponibilizada para outros bancos.

Portabilidade do seu consignado a partir de
zero parcelas pagas.

Existe alguma mudança no que posso receber?

Para compensar o tempo de carência os bancos alteraram alguns coeficientes, o que diminui o valor que poderá ser contratado e, em caso de portabilidade e refinanciamento, diminui o valor do troco a receber.

Por este motivo, ainda é possível contratar pelo MEU TUDO sem a carência de 90 dias. Assim, o empréstimo fica do seu jeito, optando por ter um valor maior de crédito liberado ou um prazo maior para começar a pagar.

Houve aumento da margem consignável?

Não! Foi colocado em discussão por diversos líderes, mas ainda está sendo estudado o aumento de 5% da margem consignável. Talvez na próxima reunião do CNPS será decidido o que será feito. Por enquanto, não houve nenhum aumento de margem consignável.

Ficou interessado? Acesse sua conta do MEU TUDO e veja suas oportunidades.

No MEU TUDO você pode contar com o suporte do nosso atendimento para te ajudar com a sua biometria facial para ajudar a fazer seu empréstimo consignado com a gente. Clique aqui e confira!