[Tópicos]

O que é INSS?

A Plataforma Meu INSS

O que você encontrará na plataforma?

Conheça os serviços mais solicitados no Meu INSS

Como fazer o seu cadastro

Passo a passo para fazer sua senha de acesso

Acessando o Meu INSS pelo site

Acessando o Meu INSS pelo app (Android e IOS)

Acessando Meu INSS pelo internet banking 

Como descobrir o número do benefício do INSS.

Como alterar dados de contato na plataforma do Meu INSS

Com solicitar aposentaria pelo aplicativo Meu INSS

Como consultar o extrato do INSS

Como agendar cumprimento de exigência

Como extrato de contribuição (CNIS)

Como consultar extrato de Empréstimo Consignado

Como tirar o extrato para imposto de renda

Tudo sobre carta de concessão do benefício.

Emitir a Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta

Como simular o Tempo de Contribuição

Passo a passo para agendar uma perícia médica

Pensando no grande número de segurados pelo INSS, e visto que a maioria das pessoas tem dificuldades para acessar a plataforma chamada de Meu INSS, desenvolvemos este guia definitivo. Nele mostramos as principais funções e passo a passos para te auxiliar nesse processo.

O que é INSS?

Primeiro vamos te explicar o que é o INSS. Ele é órgão do Governo Federal ligado ao Ministério da Economia. Sua principal função é a de realizar os pagamentos de aposentadoria e outros benefícios dos contribuintes da Previdência Social. Saiba mais um pouco sobre o que é o INSS clicando aqui.

Plataforma Meu INSS

A Plataforma do Meu INSS foi desenvolvida para dar maior facilidade à vida do cidadão. Isso significa que com um único usuário e senha, você pode utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no gov.br. Pode ser acessada pelo seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS).

Para acessar, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular, e tenha acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS, sem precisar sair de casa. Uma Agência da Previdência Social sem sair de casa!

Veja abaixo a tela inicial do Meu INSS

O que você encontrará na plataforma?

Na plataforma do Meu INSS você terá acesso a mais de 20 benefícios diferentes:

São mais de 90 serviços que você pode solicitar pelo aplicativo do Meu INSS. Veja mais informações sobre como fazer uma solicitação, no tutorial abaixo:

Conheça os serviços mais solicitados no Meu INSS

Solicitar Aposentadoria: na plataforma é possível pedir aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, seja ela urbana ou rural, aposentadoria da pessoa com deficiência, além daquelas concedidas em outros países que contenham acordo internacional celebrado com o Brasil.

Simular Tempo de Contribuição: a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição.

Extrato de Imposto de Renda: é utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).

Declaração de Beneficiário do INSS: declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir esse ‘Nada Consta’.

Extrato de Pagamento: esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal.  

Extrato de Contribuição CNIS: histórico de toda a situação contributiva do trabalhador, seja empregado, empregado individual, empresário, empregado doméstico e também sobre o aposentado. Permite saber, mês a mês, se a empresa (ou o patrão) está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. 

Extrato de Empréstimo Consignado: esse extrato permite ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no seu benefício previdenciário, como também informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.

Agendar Perícia: serviço de agendamento específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício.  

Carta de Concessão: documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício (ou seja, que ele de fato recebeu o benefício), a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial (quanto vai receber) e informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.

Atualização de Dados Cadastrais: é possível atualizar dados de contato (endereço, telefone e e-mail) tanto de quem ainda não tem benefício quanto de quem já é beneficiário do INSS.

Como fazer o seu cadastro

Alguns serviços do Meu INSS podem ser acessados sem necessariamente criar um  cadastro e uma senha, como agendamento para dar entrada no seu benefício, agendar uma perícia médica.

Porém, alguns serviços exigem que você efetue seu cadastro no Portal. Para criar esse cadastro no Meu INSS você precisará informar o seu CPF, nome completo, data e local onde nasceu e o nome completo da mãe.  

Ao concluir o seu cadastro, será gerado uma senha de acesso provisória que será necessária para fazer login no portal, após criar sua senha provisória, você poderá criar sua senha personalizada, os requisitos para sua senha personalizada são: ser alfanumérica, ou seja, conter letras e números.

Para fazer o cadastro no Meu INSS, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos. 

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet. A senha do Meu INSS é pessoal e intransferível.

Passo a passo para fazer sua senha de acesso:

  1. clique aqui e acesse o site.
  2. na parte superior direita, clique em entrar.
  3. clique em login.
  4. na barra lateral esquerda, na parte inferior, clique em cadastre-se.
  5. preencha os dados solicitados.
  6. clique em não sou um robô e selecione as figuras solicitadas, após isso clique em verificar.
  7. será gerado uma senha inicial automática. com botão esquerdo selecione copiar e clique em Meu INSS.
  8. na página cidadão.br, informe seu CPF e na barra de senha, com o botão direito, cole a senha que foi copiada.
  9. clique em não sou um robô, após confirmar, clique em entrar.
  10. preencha seu CPF, cole a sua senha emitida pela plataforma e abaixo crie sua nova senha.
  11. A plataforma solicitará as suas informações para checar seus dados, clique em autorizar.
  12. clique em Meu INSS e acesse com sua nova senha.

Também é possível obter uma senha provisória pelo site de alguns bancos para realizar facilmente seu cadastro no Meu INSS (mais abaixo, é informado quais). Veja o passo a passo para o cadastro com uma senha provisória.

Buscando facilitar a sua vida e tornar mais simples esse processo, desenvolvemos um passo a passo em vídeo para te ajudar a fazer sua senha.

Acessando o Meu INSS pelo site

Para acessar pelo site, clique nesse link e acesse.

Acessando o Meu INSS pelo app (Android e IOS)

Baixe o aplicativo para android clicando aqui. Baixe o aplicativo para IOS clicando aqui.

  1. Clique em cadastrar senha.
  2. Preencha os dados solicitados.
  3. Aceite os termos e clique em continuar.
  4. Valide seus dados e clique em continuar.
  5. Será gerado uma senha temporária, com essa senha você acessa e crie uma senha personalizada.
  6. Após tudo confirmado você terá acesso a plataforma.

Acessando Meu INSS pelo internet banking dos bancos credenciados

Se você escolheu fazer seu cadastro pelo internet banking, é fundamental que você saiba quais são os bancos credenciados para fornecer sua senha inicial de acesso ao site do Meu INSS. Segue abaixo a lista de bancos:

Para te ajudar, temos um exemplo do passo a passo ensinando como fazer para acessar pelo Banco do Brasil:

Como descobrir o número do benefício do INSS

O número do benefício do INSS, serve para você consultar seus dados, saber a data de pagamento, entre outros serviços.

Cada beneficiário tem um número diferente, para evitar que outras pessoas acessem os seus dados, esse código é enviado para a sua casa, em uma carta do INSS assim que o seu benefício é aprovado.

 Se você perdeu a sua carta ou não sabe o seu número existem três outras formas de descobrir:

Cuide bem de seus dados, não informe em qualquer sites, se algum site se dizer do INSS veja se termina com “.GOV.BR” (como todo site do Governo Federal).

Como alterar dados de contato na plataforma do Meu INSS?

O Meu INSS passou a realizar mais um serviço, é que o de atualizar dados de contato tais como: endereço, telefone e e-mail. Já era possível fazer essa atualização pelo telefone 135. Agora o cidadão pode acessar diretamente pela internet.

O passo a passo para alterar meus dados de contato no Meu INSS

  1. Acessar a central de serviços pelo computador ou aplicativo para celulares.
  2. Clicar, na última opção da lista, no serviço ‘Atualizar Dados de Contato’.

Além de poder alterar os dados, é possível incluir um endereço secundário, que pode ser inclusive um endereço de segurado em país estrangeiro.

Com solicitar aposentaria pelo aplicativo Meu INSS

Para solicitar sua aposentadoria pela plataforma clique em “Entrar” no campo superior direito, informar o número do seu CPF e, por medidas de segurança, responder corretamente algumas perguntas sobre dados trabalhistas, pessoais, e previdenciários.

Como consultar o extrato do INSS

Você pode encontrar o seu extrato de pagamentos do INSS por meio da plataforma do Meu INSS.

O passo a passo para tirar seu extrato.

  1. clique aqui, para ser direcionado para a plataforma.
  2. clique em Extrato de Pagamentos de Benefício.
  3. fazer o login.

O beneficiário do INSS que desejar consultar o extrato INSS em bancos, deve utilizar o cartão e a senha que já usa para receber o benefício, sendo bastante simples. Os aposentados e pensionistas do INSS poderão ver o novo valor de seus benefícios com antecedência no extrato do banco onde recebem o pagamento.

Como agendar cumprimento de exigência

Se o INSS identificar a necessidade de documentos complementares, será encaminhada uma notificação ao interessado, via e-mail ou carta (o cidadão também pode obter essa informação através de ligação para a Central 135).

Para agendar esse serviço, é necessário acessar o Meu INSS assim que estiver de posse da documentação complementar, segue o passo a passo:

  1. Acessar o Meu INSS.
  2. Na aba “Agendamentos/Requerimentos”. Em seguida, clique em “Novo”
  3. Requerimento” em “Cumprimento de Exigência”

É importante salientar que o agendamento do “Cumprimento de Exigência” não poderá ser realizado sem que haja, no sistema, um requerimento de benefício/serviço. Por esse motivo, é obrigatório informar o número do protocolo de requerimento constante no comprovante de solicitação do benefício/serviço para realizar o agendamento. O serviço pode ser agendado para qualquer Agência do INSS, de preferência a mais próxima do cidadão.

Como extrato de contribuição (CNIS)

CNIS é uma sigla que significa “Cadastro Nacional de Informações Sociais”. Ele é como se fosse um relatório de informações do trabalhador e é o documento mais importante no universo previdenciário. É possível encontrar as seguintes informações:

Passo a passo para baixar seu extrato de contribuição

  1. Acesse o site do Meu INSS, clique aqui!
  2. Selecione a opção “entrar”
  3. Ao acessar o sistema com a senha, escolha a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”, para emitir o documento.

Como consultar extrato de Empréstimo Consignado?

O Extrato de Consignados é um documento que informa os empréstimos realizados com desconto no benefício. 

Nele são informados:

Para consultar e baixar o arquivo do extrato de empréstimo consignado basta acessar o Meu INSS, sem precisar ir à unidade do INSS. Lembrando que caso ocorra algum erro você pode entrar em contato com o INSS pelo número 135.

Passo a passo para baixar seu extrato de empréstimo consignado

  1. Acesse o site do Meu INSS, clique aqui!
  2. Selecione a opção “entrar” 
  3. Ao acessar o sistema com a senha, escolha a opção “Extrato de Empréstimo Consignado”, para emitir o documento.

Existe outra forma para solicitar esse extrato de empréstimo consignado pelo INSS, comparecendo a uma agência do INSS, para isso você precisará:

  1. Acessar o site “Meu INSS”
  2. Clicar em “Novo requerimento”, digitar no campo de pesquisa a palavra “empréstimo” e selecionar o serviço desejado.
  3. compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.

Como tirar o extrato para imposto de renda

Os aposentados e pensionistas já podem acessar o extrato para Imposto de Renda pela plataforma do Meu INSS, tanto no site, quanto no aplicativo.

Para solicitar o seu extrato do imposto de renda do INSS, clique aqui!

Tudo sobre carta de concessão do benefício

Esse serviço oferecido pela plataforma do Meu INSS, permite ao cidadão solicitar ao INSS o documento que informa o valor, a data que foi liberado, prazo concedido, a forma de cálculo do valor do seu benefício, como também fornece informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.

Como solicitar minha carta de concessão?

Pode ser realizada de duas formas:

Passo a passo para solicitar a carta de concessão

  1. Acesse o Portal do “Meu INSS”
  2. Selecione a opção “ENTRAR” 
  3. Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Carta de Concessão”, do lado esquerdo da página, e emita o documento.

Para acessar o site e posteriormente fazer a sua solicitação, clique aqui!

Agendando e comparecendo na agência do INSS:

  1. Acesse o Portal do “Meu INSS”
  2. Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.
  3. Clique em “Novo requerimento”,  digite no campo “pesquisar” a palavra “carta” e selecione o serviço desejado.
  4. Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.

Compareça com os seguintes documentos originais:

Emitir a Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta

Esse é mais um serviço oferecido pela plataforma do “Meu INSS”, que permite ao cidadão solicitar ao INSS o documento que informa se consta ou não benefício em seu nome.

Com esse serviço pode ser solicitado a declaração de benefício pela internet, sem precisar ir a uma unidade do INSS.

O passo a passo para solicitar declaração de benefício

  1. Acesse o site do “Meu INSS”.
  2. Selecione a opção “ENTRAR” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro.
  3. Ao acessar o sistema com a sua senha, escolha a opção “Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta”, do lado esquerdo da página e emita o documento.

Caso você queira a opção de comparecer a uma agência do INSS, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site do “Meu INSS”.
  2. Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.
  3. Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “nada consta” e selecione o serviço desejado.

 Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários portando seus documentos originais, sendo eles:

Para solicitar a sua declaração de benefício pelo INSS, clique aqui!

Como simular o Tempo de Contribuição

 

Mais conhecida como calculadora do INSS, a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. Para que o sistema faça essa busca automática é necessário fazer login no Meu INSS. Caso algum vínculo porventura não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação.

Simular valor: para simular o valor do seu benefício, é necessário calcular o seu tempo de contribuição. Precisa informar todas as suas contribuições de julho de 1994 em diante. Caso não possua estas informações, acesse esse link.

Validade da simulação: essa simulação não possui efeito legal nem garante o direito a o benefício, se as condições informadas ao realizar o cálculo não forem comprovadas quando você solicitar o benefício ao INSS.

Ela informa se o segurado já tem tempo para Aposentadoria por Idade  ou por Tempo de Contribuição.

Acesse a Calculadora do INSS, clicando aqui!

Caso não seja possível acessar a calculadora ou outra plataforma para essa mensuração, você pode entrar em contato com a central de atendimento, ligando no número 135, ou diretamente em uma agência do INSS.

Passo a passo para realizar essa consulta

  1. Acesse o portal do Meu INSS.
  2.  Faça login no sistema.
  3. Escolha a opção “Simular Aposentadoria”. 
  4. Confira sua data de nascimento clicando no lápis 5. 
  5. Verifique se há necessidade de incluir algum vínculo.
  6.  Clique em “Calcular”.

Aparecerá uma página semelhante a página da imagem abaixo com o detalhamento do tempo de contribuição:

Simulando sem acessar o sistema

Para acessar manualmente, sem precisar fazer o login, também é possível, para isso é necessário informar:

  1. Data de nascimento.
  2. sexo.
  3. incluir a data que iniciou e finalizou em cada emprego ou período de contribuição.

Passo a passo para agendar uma perícia médica

O agendamento da perícia médica do INSS pode ser realizado do conforto de sua casa através do seguintes meios:

Os principais benefícios que precisam de perícia médica do INSS são: 

Abaixo você vai encontrar os 5 passos para você marcar uma perícia de uma forma fácil: 

  1.  Acessar o site Meu INSS pelo link a seguir: clique aqui!
  2.  Na aba “Agende sua Perícia”, clicar em “Agendar Novo”.
  3. Após clicar em “Agendar Novo”, será necessário digitar os caracteres da imagem e clicar no botão “Confirmar”.
  4. Você poderá escolher a agência do INSS onde pretende realizar a perícia médica e a entrega da respectiva documentação para concessão do benefício. Nesta página você precisará escolher seu Estado e Município antes de selecionar a agência da Previdência Social.
  5.  Depois de escolher a data e a agência será necessário o preenchimento de um requerimento online para formalizar a marcação da perícia do INSS.

Documentos para levar no dia da perícia

Envio de Atestado Médico pelo Meu INSS

Já é possível enviar o atestado médico diretamente pelo Meu INSS (computador ou aplicativo para celulares) para ser avaliado pela perícia.

Desde o mês de março de 2020, o atendimento presencial nas agências está suspenso temporariamente devido à pandemia pela COVID-19. Por isso, a Portaria Conjunta 9.381, publicada em 7 de abril de 2020, permitiu o envio do documento pelo Meu INSS.

Veja no vídeo abaixo como enviar o atestado pelo Meu INSS.

Além disso, o trabalho de carteira assinada deve imprimir no site do INSS um modelo de formulário  para que o seu empregador assine atestando a data do último dia de trabalho. Baixe o formulário, clique aqui!

Com esse guia você conseguirá realizar o acesso ao Meu INSS e saber como solicitar alguns dos cercas de 90 serviços disponíveis na plataforma. Mas caso tenha ainda reste dúvida, você pode acessar a Escola de PEP e ver todos os passo a passos disponíveis.

No MEU TUDO você pode contar com o suporte do nosso atendimento para te ajudar com serviços do Meu INSS para a fazer seu empréstimo consignado com a gente. Aqui você encontra as melhores taxas de juros para empréstimo consignado e pode fazer online em até 10 minutos. Clique aqui e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *