conheça o manual completo do beneficiários do INSS

Novas Regras do Auxílio Doença

A princípio, diante do cenário causado pela pandemia do Coronavírus, o INSS estabeleceu novas regras para solicitação e concessão do auxílio doença. Dessa forma, separamos algumas informações de como fazer essa solicitação.

Requerimento remoto​

Antes de tudo, vale lembrar que o atendimento presencial nas agências está suspenso temporariamente até 19 de junho. Por isso, a Portaria Conjunta 9.381, publicada em 7 de abril de 2020, permitiu Assim o envio do documento pelo Meu INSS.

Inicialmente, quem precisar do auxílio doença, precisará realizar a solicitação pelo Meu INSS. Pelo aplicativo ou site, logo depois deve anexar o atestado médico que pede o afastamento para receber o auxílio doença.

As especificações estabelecidas pelo INSS invalidam os documentos que apresentarem rasuras ou que estiverem ilegíveis. Além disso, também é necessário constar as seguintes informações:

  1. nome do médico e sua assinatura;
  2. carimbo de identificação com registro do Conselho de Classe;
  3. informação sobre a doença ou CID (Classificação Internacional de Doenças);
  4. Por último, o prazo estimado de repouso.

Todavia, se o atestado estiver dentro das regras, será realizado um adiantamento no valor de um salário mínimo ao trabalhador.

Como enviar atestado médico pelo Meu INSS​

Para fazer o requerimento remoto e solicitar o seu auxílio doença, você deverá enviar um atestado médico diretamente pela plataforma do Meu INSS, que pode ser acessada por exemplo pelo computador ou aplicativo para celulares. Dessa maneira, ele segue para ser avaliado pela perícia.

Passo a passo do envio​

  1. Primeiramente, acesse o site Meu INSS, posteriormente clique em “ENTRAR” e informe o CPF e a senha cadastrada.
  1. Na tela inicial clique em “AGENDAR PERÍCIA”
  2. Clique em “PERÍCIA INICIAL”. Depois em “SELECIONAR”. Simultaneamente o sistema irá perguntar se você tem atestado médico. Clique em “SIM”.
  3. Irá aparecer dados de uma portaria. Clique no botão “AVANÇAR”.
  4. Informe seu número de telefone e e-mail. Depois anexe um documento de identificação e atestado médico. Clique em “AVANÇAR”.
  5. Escolha a agência do INSS. Verifique seus dados e clique e concordo com os termos. Pronto! O pedido foi enviado e será analisado.

Veja o vídeo de como enviar o atestado pelo Meu INSS, AQUI. Ou veja nosso Guia Definitivo para utilizar a plataforma do Meu INSS.