nova margem consignável 2020

Como usar a nova margem consignável 2020?

O aumento da margem consignável 2020 já está valendo para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O percentual subiu e agora a nova margem de 40% já pode ser contratada. Vamos te explicar como funciona!

Nova margem consignável 2020

A ideia do aumento margem consignável foi apresentada desde março, mas em maio ele foi reprovado pelo Senado. Assim, ela passou alguns meses estagnada, até que, em agosto, o CNPS aprovou o aumento da margem, orientando o governo a sancionar uma Medida Provisória.

Somente no início de outubro, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou o MP que liberou a nova margem consignável de 40%. Agora, aposentados e pensionistas do INSS possuem 5% a mais de margem para contratar empréstimos consignados, garantindo uma taxa de juros mais baixa e fugindo do endividamento do empréstimo pessoal.

Até quando vale a nova margem consignável

Apesar de muito tempo esperando a aprovação da margem consignável de 40%, o prazo para que ela seja usada será pequeno. 

A MP com a nova margem foi publicada no dia 2 de outubro no Diário Oficial da União. O acréscimo de 5% na margem pode ser utilizado até o dia 31 de dezembro de 2020. O prazo poderá ou não ser prorrogado, mas não existe nada previsto.

Os aposentados ou pensionistas do INSS que desejam usar a nova margem de 40% devem fazer isso até o final do ano. Este percentual é voltado apenas para empréstimos consignados. Já para cartão credito consignado o percentual permanece de 5%, o que mudou foi o limite do cartão.

Lembramos que o crédito consignado é opcional. Não existindo nenhuma obrigatoriedade de fazer a solicitação de empréstimos. 

Veja como ficaram as principais informações da nova margem:

  • Margem consignável anterior → 30% empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado
  • Margem consignável atual → 35% empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado

Quem pode contratar com a nova margem de 40%?

A margem consignável atende alguns perfis de beneficiários, permitindo que eles tenham um limite percentual para contratação de empréstimos consignados. Apesar disso, o aumento de 5% da margem consignável em 2020 está valendo apenas para aposentados e pensionistas do INSS.

Quem não pode contratar?

Já para o outros perfis como Servidores Federais (SIAPE), Servidores Estaduais e Municipais, Forças Armadas e funcionários de empresas privadas não terão direito ao aumento da margem consignável.

Portanto, esses beneficiários continuam podendo comprometer somente 35% do salário do mês. Ficando da seguinte os percentuais:

  • Margem consignável para empréstimos consignados → de 30%
  • Margem consignável para cartão de crédito consignado → de 5%

Os servidores ainda pode contar com a opção de fazer a portabilidade dos seus empréstimos consignados e obterem um troco. 

Como ficará a margem em 2021?

Após o vencimento da Medida Provisória 1006/20, em 31 de dezembro de 2020, o percentual da margem consignável volta a ser de 35%, ou seja, para o seu valor normal.

Ainda não se sabe se a nova margem consignável de 40% terá um prazo de duração maior. Mas outro fator que pode impactar na margem consignável dos segurados do INSS, será o aumento do salário mínimo.

A atualização anual dos previdenciários acaba também por impactar os valores de margens disponíveis para os aposentados e pensionistas. O valor deve ser atualizado também para aqueles que recebem mais de um salário mínimo. Mas o percentual ainda não foi definido. 

O aumento anual do salário mínimo entra em vigor em 1º de janeiro de 2021, e tem inicialmente o valor previsto de R$ 1.067. Essa será a referência para alterar o teto dos benefícios previdenciários. 

Existe as duas possibilidades: de manter o aumento da margem de 5% e dela voltar ao valor normal, sendo 30%. Confira como ficará o percentual da margem consignável em cima destes percentuais para quem recebe um benefício no valor do salário mínimo:

Onde e como contratar com a margem de 40%

Para contratar o seu empréstimo consignado com a nova margem consignável de 40%, é bem simples. O processo é o mesmo e agora você pode contar com a contratação direto pelo MEU TUDO.

Ao contratar no MEU TUDO você tem toda a comodidade de ver os valores, parcelamento e taxas para fazer seu consignado na tela do celular. No aplicativo ou no site, você pode acompanhar todas as etapas até o sucesso do seu contrato, que é o pagamento.

Também pode contar com um atendimento personalizado, onde você tira todas as suas dúvidas com o suporte. Nossa equipe de atendimento está à sua disposição, de segunda a sexta, das 9h às 18h, para esclarecer qualquer dúvida pelo chat ou pelos telefones 4000 1836 (Capitais e regiões metropolitanas) e 0800 700 8836 (Demais localidades). 

Gostou do aumento da nova margem 2020? Aproveite que é por tempo limitado e garanta já o seu empréstimo consignado rápido e com taxa de 1,29% a.m. no MEU TUDO.

Contrate agora