prova de vida digital

INSS amplia e simplifica prova de vida digital

O INSS está iniciando uma nova etapa de expansão da prova de vida por biometria facial. Desde fevereiro, beneficiários de todo o país poderão realizar o procedimento sem sair de casa. 

A novidade é que a prova de vida pode ser feita usando apenas um aplicativo – o meu Gov.Br, e não mais dois aplicativos, incluindo o Meu INSS, como era antes.

Agora o processo é mais simples e mais fácil para que os beneficiários façam o procedimento da prova de vida. 

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, destacou que a ação resulta de um trabalho de muitos meses, garantindo mais rapidez e tecnologia para a prova de vida. 

Além das melhores taxas, a melhor experiência até o dinheiro na conta!

Beneficiários pendentes com a prova de vida

Quem estiver com a prova de vida pendente, também será notificado pelo Meu INSS quando realizar o acesso, sendo direcionado para prosseguir com a realização da prova de vida por meio da biometria facial no aplicativo meu Gov.Br

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral.

Portanto, foram selecionados beneficiários que tenham carteira de motorista (CNH) ou título de eleitor.

Procedimento piloto durará um ano

O beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria facial terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste.

A prova de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, a fim de evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Decole com
o consignado mais barato do Brasil!
Novo empréstimo com taxas a partir de 1,09% ao mês

Perspectivas de estender a prova de vida digital

Depois desta nova etapa, que contemplará um número muito maior de cidadãos, e as melhorias necessárias em outras fases, o INSS pretende implantar a prova de vida digital para a maioria dos beneficiários.

A ideia é dar opções ao segurado, com mais agilidade e segurança no processo. Com os resultados obtidos, o INSS, em parceria com a Secretaria de Governo Digital, Serpro e Dataprev pretendem disponibilizar a prova de vida nos dois aplicativos, Meu INSS e meu gov.br.

Ajude outras pessoas

Compartilhe com seus amigos que precisam de um empréstimo consignado seguro, descomplicado e 100% online, com taxas a partir de 1,09% a.m.

Cadastre agora