O INSS está iniciando uma nova etapa de expansão da prova de vida por biometria facial. Desde fevereiro, beneficiários de todo o país poderão realizar o procedimento sem sair de casa.
A novidade é que a prova de vida pode ser feita usando apenas um aplicativo – o meu Gov.Br, e não mais dois aplicativos, incluindo o Meu INSS, como era antes.
Agora o processo é mais simples e mais fácil para que os beneficiários façam o procedimento da prova de vida.
O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, destacou que a ação resulta de um trabalho de muitos meses, garantindo mais rapidez e tecnologia para a prova de vida.
Beneficiários pendentes com a prova de vida
Quem estiver com a prova de vida pendente, também será notificado pelo Meu INSS quando realizar o acesso, sendo direcionado para prosseguir com a realização da prova de vida por meio da biometria facial no aplicativo meu Gov.Br.
Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral.
Portanto, foram selecionados beneficiários que tenham carteira de motorista (CNH) ou título de eleitor.
Procedimento piloto durará um ano
O beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria facial terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste.
A prova de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.
A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético.
Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, a fim de evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Novo empréstimo com taxas a partir de 1,09% ao mês
Perspectivas de estender a prova de vida digital
Depois desta nova etapa, que contemplará um número muito maior de cidadãos, e as melhorias necessárias em outras fases, o INSS pretende implantar a prova de vida digital para a maioria dos beneficiários.
A ideia é dar opções ao segurado, com mais agilidade e segurança no processo. Com os resultados obtidos, o INSS, em parceria com a Secretaria de Governo Digital, Serpro e Dataprev pretendem disponibilizar a prova de vida nos dois aplicativos, Meu INSS e meu gov.br.
Ajude outras pessoas
Compartilhe com seus amigos que precisam de um empréstimo consignado seguro, descomplicado e 100% online, com taxas a partir de 1,09% a.m.