O que é e como funciona o crédito consignado

 em Crédito Consignado

Você já ouviu falar de crédito consignado? Neste post explicamos o que é crédito consignado e tudo o que você precisa saber sobre essa conhecida forma de fazer empréstimos.

O que é crédito consignado

Crédito consignado (ou empréstimo consignado) é o tipo de empréstimo no qual as parcelas são descontadas de forma automática, direto na folha de pagamento do trabalhador ou do aposentado.

Considerado uma das melhores opções para quem necessita de dinheiro em curto prazo, devido às taxas de juros mais baixas, esse tipo de crédito pode ser utilizado para finalidades diversas, como quitar dívidas ou realizar a viagem dos sonhos.

Estão aptos a fazer empréstimos consignados os trabalhadores de empresas privadas, aposentados, pensionistas do INSS, militares das Forças Armadas e servidores públicos — ou seja, pessoas que têm uma renda fixa garantida todos os meses. Para categorias que possuem mais segurança no emprego, como os funcionários públicos, as taxas de juros costumam ser ainda menores.

Dessa forma, o empréstimo consignado não pode ser feito por autônomos, freelancers e outros trabalhadores informais, com renda variável.

Como funciona o crédito consignado

Como dissemos no tópico anterior, as parcelas de pagamento do crédito consignado são descontadas automaticamente do salário ou da aposentadoria. Assim, parte dos rendimentos fica comprometida antes da pessoa recebê-lo. Por isso, é importante planejar-se antes de fazer o empréstimo.

Para obter o crédito, a pessoa não precisa ser cliente do banco desejado, o que abre margem para que faça simulações, compare taxas e outras condições e avalie a instituição de sua preferência.

Em geral, os documentos necessários são CPF, comprovante de residência, contracheque e conta no banco. O prazo de pagamento pode chegar a 96 meses para servidores públicos. Já para aposentados e pensionistas do INSS, vai até 72 meses. Mas essas informações variam de banco para banco.

Quem faz o empréstimo, no entanto, não pode comprometer todos os seus rendimentos com o pagamento de parcelas. Existe um teto, chamado de margem consignável, que define o valor máximo da renda que pode ser comprometido em um empréstimo consignável.

Outra vantagem é que o tempo de espera entre aprovação e recebimento do dinheiro pode levar poucas horas, caso o empréstimo seja autorizado.

Qual a taxa de juros do crédito consignado?

Varia de banco para banco, mas esse tipo de empréstimo tem uma das taxas de juros mais baratas do mercado, em média dez vezes menor que a do cartão de crédito e do cheque especial.

Isso por causa da garantia de pagamento que os bancos têm, devido ao fato de o desconto ser feito diretamente na folha, apresentando menos risco. Por esse motivo, pode-se dizer que o crédito consignado é mais vantajoso tanto para quem empresta quanto para quem faz o empréstimo.

Crédito consignado online

O crédito consignado tem taxas melhores que outras formas de empréstimo e pode ser obtido mais rapidamente. No entanto, comparar as ofertas de tantos bancos diferentes pode ser trabalhoso.

Uma boa notícia é que, com a adoção cada vez mais frequente da internet por instituições financeiras, já é possível fazer empréstimos consignados até mesmo pelo celular. A vantagem é que o processo virtual é menos burocrático e, com a tecnologia cada vez mais avançada, garante a segurança dos dados do cliente.

No online, as taxas de juros do consignado são ainda menores, pois o ambiente digital permite isso, o que torna essa forma de empréstimo ainda mais acessível que em outros canais.

O Meu TUDO, por exemplo, é um aplicativo que permite comparar o crédito oferecido por diversos bancos e solicitar a melhor opção de forma 100% online com as melhores taxas, sem pagar nada a mais por isso. Clique aqui e conheça mais.

Postagens Recentes